Vinícius Júnior é o homenageado da 3ª Corrida Pantera Negra pela Igualdade Racial
Luta contra o racismo faz atacante do Real Madrid ser lembrado na prova, que ocorre em 14 de julho
Está chegando a 3ª Corrida Pantera Negra pela Igualdade Racial. Desta vez, o homenageado será o jogador de futebol Vinícius Júnior, do Real Madrid, da Espanha, que tem lutado contra o racismo na Espanha e na Europa. A disputa de pedestrianismo ocorre em 14 de julho, a partir das 7h30, com largada ao lado do Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia.
Ao longo dos oito quilômetros previstos para a prova, os inscritos vão usar uma camisa com o nome do atacante. Há anos, o atleta revelado pelo Flamengo e que também defende a Seleção Brasileira vem sofrendo com atos racistas de torcidas adversárias, mas adotando uma postura combativa, denunciando a situação e prometendo se esforçar para que tais atitudes sejam extirpadas.
O ativista Marcelo Oliveira Martins, presidente do Instituto Luther King (ILK), entidade organizadora da corrida, explica que Vini Júnior foi escolhido como personagem da disputa justamente por ter se tornado o principal defensor do movimento antirracial no esporte mundial. “Assim como Martin Luther King, ele resolveu promover uma luta pacífica, no combate à intolerância racial no futebol, que está de acordo com os princípios adotados pela nossa instituição”, diz.
O comunicador Marcelo Rick estará realizando sorteios neste grande evento.
A competição
O responsável técnico pela 3ª Corrida Pantera Negra pela Igualdade Racial, Jardel Barros, dá detalhes sobre o percurso. "Ele é completamente plano, seguindo pela orla da praia de Santos, sendo atrativo para todos os amantes da corrida, sejam aqueles que vão lutar pelos troféus ou para os iniciantes. Os competidores largam no Aquário, vão até perto do Canal 2 e retornam”.
De acordo com a organização, a expectativa é de que até 1.500 pessoas participem da prova. Os atletas serão divididos em 26 categorias. Em todas, os sete primeiros colocados receberão troféus. Quem quiser se inscrever, deve acessar este link https://minhasinscricoes.com.br/Evento/3CorridaILKPanteraNegra.
Estão previstas, ainda, ações alusivas à cultura afro, com apresentações musicais e danças. Por fim, na Praça Luiz La Scala, onde fica o Aquário, será montada uma feira, como forma de incentivo ao empreendedorismo e à economia criativa do público atendido pelo instituto.
A entidade
O ILK surgiu em 2019, com o objetivo principal de criar ferramentas e alternativas, para ampliar os afroempreendimentos. Entidade sem fins lucrativos, ela forma, capacita e dá suporte tecnológico e humano aos micro e pequenos empresários afrodescendentes.
A organização trabalha por meio de parcerias com o setor público e também com a iniciativa privada. A ideia é unir forças, a fim de levar desenvolvimento sociocultural, socioeducacional e socioeconômico de pessoas pretas.
Mais informações sobre o Instituto Luther King podem ser obtidas por meio do site www.ilk.org.br.