Lutadora de Santos conquista única medalha do wrestling brasileiro no Jogos Brics, na Rússia
A lutadora da equipe santista de wrestling (luta olímpica), Juliana Neper (Fupes/Sesi Cubatão/Unip) voltou a se destacar fora do País. Ela conquistou nesta semana a medalha de bronze no Brics Sports Games, evento multidesportivo que acontece até o dia 23 de junho, em Kazan, na Rússia. A atleta da Fupes foi a única brasileira a subir no pódio na modalidade.
Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
E esses países têm tradição no wrestling, então a disputa foi bem difícil. Juliana venceu a representante da China e do Uzbequistão, e foi derrotada para as lutadoras da Rússia e da Bielorrúsia na campanha até o pódio internacional.
MAIS CONVOCAÇÃO
Aos 20 anos, essa foi a primeira competição internacional da categoria adulta de Juliana. Ela foi convocada para representar o Brasil na Rússia por ser atualmente a número 2 do ranking nacional da categoria até 62kg.
Ainda neste mês, Juliana viaja para o Rio de Janeiro. Ela foi convocada pela Confederação Brasileira de Wrestling para integrar a equipe de preparação da atleta Giulia Penalber, única atleta brasileira a conquistar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, neste ano.
O treinamento ocorrerá no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) da Marinha do Brasil em duas etapas: de 27 de junho até 4 de julho e de 17 de julho até 4 de agosto.
A lutadora brilha desce cedo. Além dos títulos nacionais, já conquistou o bronze no Pan-Americano Sub-17, disputado no México, e em 2022 fez história ao sagrar-se campeã mundial, com o ouro no Gymnasiade (Olímpiadas Escolares), na França.
COMENTÁRIOS