Seja bem-vindo
SP - Litoral,31/08/2024

    • A +
    • A -

    Startup de logística que ajudou a ampliar produtividade na exportação de celulose quer levar tecnologia para o mercado de grãos sólidos

    HXtos faz parte do "Cubo Itaú" e atende os principais terminais de celulose do país (Suzano, Bracell e DPWorld) com expansão na Europa e na Ásia.


    Startup de logística que ajudou a ampliar produtividade na exportação de celulose quer levar tecnologia para o mercado de grãos sólidos Modelo criado pela HX funciona integrado ao sistemas operacionais usados em terminais

    Responsável por criar uma solução que ajudou a aumentar em 30% a produtividade e o volume de exportação de celulose dos três principais terminais do setor (Suzano, Bracell e DP World) no Brasil no ano passado, a logtech HXtos, criada no maior porto da América Latina, em Santos, agora quer levar sua solução também para outros segmentos do agronegócio, como milho e soja. Isso porque o software desenvolvido pela empresa é totalmente customizado e pode atender com a mesma eficiência as operações de exportação e importação de ponta a ponta.

    A tecnologia criada pela HXtos, além de oferecer maior controle, gestão e Inteligência na movimentação de cargas soltas e Granéis sólidos, também é 100% integrada com os principais ERPs do  mercado. Somente em 2023 a startup foi responsável por facilitar a movimentação e exportação de  mais 16 milhões de toneladas de celulose. A ideia é expandir sua solução para novos nichos do agronegócio, tendo em vista que o setor projeta aumento de 30% na produção de grãos até 2033, atendendo a cargas soltas (breakbulk) e de granel sólido. Os estudos foram feitos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).


    Carga solta e granel sólido

    Trabalhando com as maiores empresas do setor de celulose no Porto de Santos e de Itaqui, este último em São Luís, no Maranhão, Luiz Simões, co-fundador e CEO da HXtos, prevê no mercado de grãos resultados ainda mais positivos. "Projetamos levar a mesma eficiência e aumento de produtividade para empresas que lidam com cargas de granéis diante da projeção de crescimento de 27% das operações do agronegócio até 2032", pontua.

    O software desenvolvido pela logtech exclusivamente para resolver um déficit do mercado portuário mundial, atualmente está presente em 50% das operações de exportação de celulose do país. Ainda de acordo com o CEO da empresa, "essas mesmas soluções inovadoras da logtech, que registraram 100% de controle e monitoramento, e 30% na produtividade de operações de cargas soltas (breakbulk), garantem a mesma eficiência e lucratividade para empresas do agronegócio, que têm grande oportunidades de expansão a longo prazo". 

    Simões se refere às recentes projeções do MAPA, que apontam uma produção de 389,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2032/33, um aumento de aproximadamente 30% em comparação com a safra atual estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento. A área destinada ao cultivo de grãos também deve aumentar, passando de 77,5 milhões de hectares em 2023 para 92,3 milhões em 2033, principalmente em lavouras de soja (+123%) e milho (+62%). 

    Principais resultados e metas 

    Em apoio às operações de exportação de celulose da Suzano, DP World e Bracell de 2023, a HXtos executou agendamento e recepção de mais 24 mil caminhões e 222 mil de vagões ferroviários carregados, além do recebimento e registro de, 265 mil notas fiscais com integração SAP e embarque de 638 navios planejados. Todas essas movimentações expressivas passaram pelas soluções desenvolvidas pela logtech. 

    Solução usada na Ásia e Europa

    A HXtos, por meio do sistema TOS, atende às exigências da Receita Federal e demais órgãos anuentes que fiscalizam todas as atividades em ambientes portuários, recintos alfandegados e armazéns gerais. Isso garante conformidade em todos os processos, da recepção ao embarque da carga. Após identificar as lacunas do mercado, que até então estavam majoritariamente direcionadas para a operação de contêineres, a startup agora atende a cadeia logística de ponta a ponta.

    Neste ano, a empresa desenvolveu um módulo chamado "Hatch List", que está sendo apresentado em países da Ásia e Europa e representa um avanço significativo na área de planejamento, comercial e gestão de cargas em navios. A solução permite que o porto de destino consulte e identifique as cargas e sua distribuição direto do porão da embarcação. Além disso, o exportador agora também pode realizar o processo de venda das cargas durante o trajeto, também chamado de vendas em águas, o que reduz a perda de receita, atrasos e ineficiências na logística.

    Feiras Internacionais, Investimento e CUBO Itaú

    A HXtos foi a única empresa brasileira de tecnologia a participar como expositora do BreakBulk Europe 2024, maior feira do mundo com foco em carga solta e que acontece todos os anos, sempre em maio, em Roterdã, na Holanda. Desde 2022 a HXtos também faz parte do Cubo Itaú, o maior HUB de inovação da América Latina e que fomenta o empreendedorismo e a inovação no Brasil. Já no ano passado a HXtos recebeu investimento de R$1,5 milhão, do fundo de investimento QUESTUM, de Florianópolis, objetivo é acelerar ainda mais as iniciativas para ampliar suas operações e seguir crescendo. 




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.