Notificação temporária
A editora Taylor & Francis passou a publicar alertas em artigos de suas revistas científicas suspeitos de má conduta acadêmica informando que estão “atualmente sob investigação”. Em formato de pop-up (janela que se abre no navegador com avisos sobre o texto ou anúncio), os avisos valem apenas para papers disponíveis on-line e pelo tempo que a investigação estiver em andamento. Caso os problemas sejam confirmados, os informes serão substituídos por correções ou notas de retratação. Se as suspeitas forem descartadas, simplesmente serão removidos.
O objetivo da editora é fazer com que os leitores tenham cautela ao usar os artigos potencialmente problemáticos como referência bibliográfica ou ao considerá-los, por exemplo, em casos sensíveis como os que envolvam decisões médicas. “O pop-up será adicionado caso a caso, quando houver preocupações significativas sobre a integridade acadêmica de um artigo”, disse um porta-voz da editora ao site Retraction Watch.
O novo formato é uma alternativa mais flexível às “expressões de preocupação”, publicadas por revistas científicas quando há indícios de erros ou má conduta fortes o suficiente para desencadear investigações, que permanecem nos registros acadêmicos mesmo depois que as apurações terminam. A microbiologista holandesa Elisabeth Bik elogiou a novidade e propôs que a editora também informe o dia e a hora em que a notificação foi publicada e algum detalhe sobre o problema em investigação. “Qualquer sinalização em documentos sobre os quais há preocupações sérias é bem-vinda”, disse Bik, uma especialista em integridade de imagens científicas (ver Pesquisa FAPESP nº 310). Entrevistado pelo Retraction Watch, outro especialista em má conduta, Kevin Patrick, ponderou que bloqueadores de anúncios podem dificultar a visualização das notificações.