Novembro Azul: Santos inicia campanha para a detecção precoce do câncer de próstata
A Campanha Novembro Azul de conscientização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata começa nesta sexta-feira (1º/11) e a Secretaria de Saúde de Santos vai intensificar as ações voltadas a homens, travestis e mulheres trans. Em alusão ao Mês da Consciência Negra, as ações também terão foco em negros e pardos, para acesso a exames laboratoriais voltados às doenças que mais acometem essa população. Estão marcadas diversas atividades em policlínicas e o Dia D em 23 de novembro.
O câncer de próstata é o mais prevalente nos homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, mais comum na população como um todo). Como o diagnóstico inicial aumenta as chances de cura, as policlínicas de Santos vão intensificar os chamados para que as pessoas que possuem próstata, acima de 45 anos, se cuidem.
“Quanto mais precoce o câncer for diagnosticado, maiores as chances de cura. O PSA é um exame de sangue, considerado de rastreio, indicado para todos a partir dos 45 anos. Havendo alguma alteração no resultado, inicia-se uma investigação com médico urologista acerca da anormalidade apresentada no exame, que pode confirmar ou descartar a suspeita diagnóstica de câncer”, explica o secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo.
COMO SERÁ A CAMPANHA
A pessoa interessada em fazer o seu check-up deve procurar a equipe de enfermagem da policlínica de referência do seu local de moradia. Será solicitado exame de sangue para identificar os níveis do antígeno prostático específico (PSA), que indica as probabilidades de a pessoa estar com câncer de próstata. Havendo alteração no resultado deste exame, o paciente é encaminhado para um urologista que solicitará exames complementares para fechar o diagnóstico.
Além da contagem de PSA, serão solicitados hemograma completo com plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina, contagem de enzimas no fígado, contagem hormonal da glândula tireoide e coleta de escarro para tuberculose.
Já as pessoas que se autodeclararem negras ou pardas terão acesso a exames laboratoriais voltados às doenças que mais acometem essa população, como anemia falciforme e deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase.
Em Santos, o câncer de próstata segue fazendo vítimas. No ano de 2023, foram registrados 41 óbitos causados pela doença. Em 2024, o número já chega a 49.
Todas as Unidades durante o mês:
Checkup de quem tem próstata: hemograma completo com plaquetas/colesterol total e frações/ureia e creatinina/TGO, TGP/TSH, T4/VDRL/BK.
Checkup da população negra: eletroforese de hemoglobina/glicose 6 fosfato desidrogenase/hemograma completo com plaquetas/colesterol total e frações/ureia e creatinina/VDRL/incluir PSA se homem, mulher trans, ou travesti/BK
Unidades que vão abrir no Dia D e serão referência para qualquer munícipe de qualquer região da Cidade:
ORLA
Policlínica Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)
Policlínica Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)
Policlínica Estuário (Avenida Afonso Pena, 541)
ZONA NOROESTE
Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)
Policlínica São Jorge/Santa Maria (Rua Maestro Antônio Garofalo, 682)
Policlínica São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)
REGIÃO CENTRAL
Policlínica Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284)
Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)
MORROS
Policlínica Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115)
Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)