MSC Seaview chega com 4,5 mil turistas para iniciar temporada de cruzeiros em Santos
Nilton Sergio
Com o desembarque de aproximadamente 4,5 mil passageiros no Terminal Marítimo Giusfedo Santini-Concais, o MSC Seaview deu o pontapé inicial dos 99 dias da temporada de cruzeiros 2024/2025 em Santos, na manhã desta sexta-feira (8).
A bordo do navio foi realizada a cerimônia que marcou o início da temporada. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, compareceu e destacou a importância dos cruzeiros e do turismo em geral para a economia brasileira. "Neste ano, vamos bater o recorde de 7 milhões de estrangeiros no Brasil. A cada quatro visitantes que recebemos, é gerado um emprego. É fundamental para o nosso desenvolvimento".
Fazendo questão de assegurar o plano do Governo Federal de transferir o Terminal de Passageiros, administrado pelo Concais, para a região do antigo armazém 1, no Valongo – área que compõe o Parque Valongo, o ministro destacou o potencial do setor. "Temos um grande potencial pela frente. Essa é uma indústria limpa e sustentável. É muito importante que seja estimulada".
Representando o prefeito Rogério Santos, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, lembrou que o turismo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista e a segunda maior arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) na Cidade (perdendo apenas para o Porto). "Estamos batendo sucessivos recordes a cada temporada em Santos. Temos certeza que esta vai ser mais uma de muito sucesso".
TRAVESSIA
O MSC Seaview iniciou a travessia da Europa ao Brasil no dia 19 de outubro, quando saiu de Barcelona (Espanha). Passou por Salvador (BA), Ilhéus (BA) e Rio de Janeiro (RJ) até chegar ao Porto de Santos para desembarcar estrangeiros e brasileiros.
Morador de São Paulo, Carlos Roberto Castanho, de 70 anos, embarcou em Gênova (Itália) e terminou sua viagem em Santos, em sua segunda experiência num cruzeiro. "O desembarque foi tranquilo. Foi uma experiência muito gratificante. Já vou começar a programar a próxima viagem".
NAVIO
O MSC Seaview está na quinta temporada no Brasil e foi construído em 2018. Possui capacidade para mais de 5 mil passageiros e 1,4 mil tripulantes.
Como seu nome em inglês sugere (vista do mar), oferece espaços panorâmicos permitindo que os passageiros desfrutem do oceano enquanto passeiam ou relaxam. Uma ponte de vidro se estende para fora do casco, oferecendo a sensação única de caminhar sobre o mar
O navio tem 20 decks, 72 metros de altura e 323 metros de comprimento. Nas opções de entretenimento, são seis piscinas, 11 restaurantes, 20 bares e lounges, duas tirolesas, teatro, cinema, cassino, academias, spas e área kids. Há, ainda, boliche em tamanho real e parque aquático interativo com cinco toboáguas.
A embarcação oferecerá nesta temporada cruzeiros de 3, 4 e 7 noites entre Santos, Ilha Grande (RJ), Búzios (RJ), Rio de Janeiro, Balneário Camboriú (SC), Porto Belo (SC), Ilhéus, Salvador, Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), além de viagens temáticas.
No sábado (9), o MSC Seaview deixa o Porto com 4,5 mil passageiros para o Mix Music Boat, festival em alto mar com shows de Wesley Safadão, Lauana Prado, Henry Freitas, Gustavo Mioto, KVSH, Menos é Mais, Maneva, Dennis, Cat Dealers, DJ Ronald, Felipe Mar, Grupo Puro Clima e Comédia em Alto Mar, com retorno à Cidade no dia 12.
Projeção da temporada é atrair pelo menos 1 milhão de turistas a Santos
A projeção é que a temporada atraia pelo menos 1 milhão de turistas a Santos, entre embarque, desembarque e trânsito. O impacto econômico estimado para a Cidade e região é de R$ 1,5 bilhão, conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
Até 20 de abril de 2025, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini-Concais receberá 152 escalas de 14 navios. Sete deles são de cabotagem (navegação entre portos do País): MSC Grandiosa (o maior que já navegou no Brasil e que estreou na última temporada), MSC Seaview (o mais frequente, com 40 visitas), MSC Orchestra, MSC Armonia, MSC Splendida, Costa Pacifica e Costa Diadema. Outros sete são de longo curso trazendo milhares de turistas estrangeiros: Vila Vie Odissey, MS Marina, Crystal Serenity, Vasco da Gama, MS Seven Seas Splendor, MS Seven Seas Mariner e Majestic Princess.
A grande novidade será o Réveillon a bordo do Costa Pacifica, que ficará fundeado na baía para o espetáculo de fogos, primeira vez que isso ocorrerá na Cidade. Com embarque em Santos e alternando paradas em Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ilhabela (SP) e Balneário Camboriú (SC), o navio iniciará suas atividades regulares com a saída de seu primeiro minicruzeiro no dia 22 de novembro.
Outra novidade será o pernoite dos transatlânticos Vila Vie Odissey e Crystal Serenity, em 24 e 28 de fevereiro, respectivamente, o que certamente fará com que muitos turistas estrangeiros lotem as atrações turísticas da Cidade.
Para quem gosta de conferir a entrada e saída dos gigantes no Porto na Ponta da Praia, os dias mais movimentados serão 29 de novembro, 26 de janeiro, 27 de fevereiro e 9 de março, com três transatlânticos no Porto simultaneamente.
Para este ano, o Concais estima que o terminal santista receberá aproximadamente 80 mil passageiros em trânsito, que geralmente são aqueles que descem para conhecer os pontos turísticos e impulsionam a economia local.