Seja bem-vindo
SP - Litoral,14/11/2024

    • A +
    • A -

    Novembro Azul: Conscientização e Prevenção Contra o Câncer de Próstata

    Campanha destaca a importância do diagnóstico precoce e quebra de tabus para aumentar as chances de cura.


    Novembro Azul: Conscientização e Prevenção Contra o Câncer de Próstata Para o médico Urologista Dr. Thales Vieira, essa alta incidência reforça a necessidade de vencer o preconceito e desinformação em torno dos exames de rotina

    Neste mês de novembro, a campanha global Novembro Azul reforça a importância da conscientização sobre o câncer de próstata. A iniciativa alerta para a necessidade de realizar exames preventivos regulares, já que a detecção precoce pode elevar as chances de cura para até 90%. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2024, serão registrados aproximadamente 71 mil novos casos, evidenciando o desafio que essa doença representa para a saúde masculina.

    O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, superando em frequência o câncer de mama nas mulheres. Para o médico Urologista Dr. Thales Vieira, essa alta incidência reforça a necessidade de vencer o preconceito e desinformação em torno dos exames de rotina, que são essenciais para identificar a doença em fases iniciais e, assim, potencializar o sucesso do tratamento. “Os exames preventivos como PSA e principalmente, o toque retal, ainda são um tabu e isso afasta muitos homens, mas a detecção precoce é crucial. Quando diagnosticado cedo, as chances de cura podem chegar a 90%", explica o Urologista. 

    Fatores de Risco e a Importância do Exame de Rotina

    O câncer de próstata é mais prevalente a partir dos 65 anos, no entanto, o risco aumenta se houver histórico familiar de câncer, como pai, avô e tios, além disso, indivíduos negros têm maior probabilidade de desenvolver a doença, o que torna o exame de rotina ainda mais fundamental para este grupo. “O ideal é iniciar os exames a partir dos 50 anos, já os grupos de risco devem começar o acompanhamento a partir dos 45 anos,” ressalta Thales.  

    O diagnóstico precoce é feito principalmente através do exame de sangue para medir o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA) e do exame de toque retal. Embora muitos homens tenham receios e preconceitos sobre esses procedimentos, eles são rápidos, simples e essenciais para monitorar a saúde da próstata.

    Para quebrar Tabus é preciso buscar Informação

    No Novembro Azul, campanhas e instituições de saúde reforçam a necessidade de que homens estejam informados sobre o câncer de próstata, seus fatores de risco e a importância dos exames regulares. Especialistas e profissionais de saúde promovem ações educativas e palestras para orientar sobre o diagnóstico precoce, desmistificando os exames e reforçando a importância de consultas periódicas.

    Segundo o Urologista, com a ampla adesão de entidades médicas, empresas, instituições públicas e privadas, a campanha Novembro Azul é um movimento vital na luta contra o câncer de próstata. 

    “Cada vez mais homens têm entendido que o autocuidado é um ato de amor próprio e de respeito para com suas famílias. Afinal, cuidar da saúde é o primeiro passo para viver plenamente e por mais tempo,” ressalta.





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.