Seminário ‘De olho no futuro’ alerta sobre temáticas da primeira infância em Santos
Amadurecer é um processo de constante desenvolvimento, mudanças, evolução e que requer cuidados importantes. Quanto mais cedo as crianças tiverem à disposição uma boa rede de apoio e um ambiente seguro de crescimento, melhores resultados elas poderão alcançar no futuro (fase adulta), tanto em sua vida pessoal quanto profissional.
Este é o conceito da primeira infância (que compreende o período do nascimento aos 6 anos de idade), tema do seminário ‘De olho no futuro’, que teve as primeiras atividades no último domingo (10), no Novo Quebra-Mar, na orla do José Menino, em Santos.
A ação busca alertar a população, principalmente os pais, sobre a importância do tema e foi desenvolvida através de diversas atividades lúdicas como pinturas faciais, contações de histórias e criações com materiais recicláveis.
Além disso, os artistas Catts e Beto Crash criaram o painel ‘Ser criança é a melhor parte da vida!’, em espaço do parque que antes foi dedicado a homenagear profissionais que atuaram ativamente no período da pandemia de covid-19.
Esperançosa com as próximas gerações de jovens, Suzete Faustino, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), conta que o tema é a base fundamental da formação de um adulto saudável. “Cuidar da infância é o maior investimento no futuro que podemos realizar. É uma forma de prevenção para que lá na frente tenhamos pessoas mais conscientes e melhor preparadas para enfrentar as próximas fases de desenvolvimento do ser humano”, diz.
PROGRAMAÇÃO - As atividades continuam nesta terça-feira (12), entre 8h e 18h, na Universidade São Judas – Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 - Vila Mathias). Serão diversas palestras (veja abaixo) que ocorrerão simultaneamente em quatro salas, nos horários: 10h30 às 12h; 13h30 às 15h e15h30 às 17h. As inscrições já foram encerradas.
Palestras:
‘Valorização da infância’, com Karina Tollara d'Alkimin;
‘Violência sexual e doméstica’, com Marina Silva Ferreira;
‘Alimentação x Cuidados básicos’, com Marcela Lucas Roma;
‘Neurodesenvolvimento x Uso de telas’, com Maria Lucia Leal dos Santos;
‘Brincar x Meio ambiente’, com Edna de Santos Gois e Cibele Coelho Augusto.
FOTOS: Suzete Faustino/Divulgação