Semana David Capistrano é iniciada em Santos com discussão sobre a equidade no SUS
A Semana David Capistrano 2024 teve início nesta segunda-feira (11), na Universidade Metropolitana de Santos (Rua Barão de Paranapiacaba, 15 - Encruzilhada). O evento, promovido pela Escola da Saúde Pública de Santos vai até quarta-feira (13) com mesas variadas, mostra de trabalhos com premiação e oficinas realizadas pelos servidores para trabalhadores e estudantes da área da saúde. Este ano, o evento tem como tema central ‘Educação Permanente em Saúde: Um Pilar para a Equidade no SUS’.
“Todas as mesas vão abordar diversas interseccionalidades da população negra, LGBTQIA+, indígena e etc. Quando falamos de equidade, falamos sobre políticas públicas que prezam evitar todas as situações de discriminação. Temos que dar um atendimento prioritário para os casos que necessitem de prioridade e focar nessa parte da assistência. Este tema é pensado para a atuação dos trabalhadores da saúde no dia a dia”, explica a chefe da Escola da Saúde, Rafaella Pitol.
Nesta edição são comemorados 10 anos da Lei Municipal nº 2.967, de 17 de janeiro de 2014, que institui a Semana Municipal de Saúde Pública Dr. David Capistrano no Calendário Oficial do Município de Santos, com o objetivo de reunir os trabalhadores e trabalhadoras do SUS municipal para debaterem a evolução do sistema que está em constante renovação, abrindo espaço para o encontro e debate de ideias e experiências no SUS.
A adesão ao evento, que está em sua terceira edição presencial, com realização da Escola da Saúde, aumentou neste ano. “Nossa proposta é fazer um evento dos servidores para os servidores, com uma maior participação deles. Temos mais servidores em mesas de debate e tivemos 66 trabalhos inscritos na nossa mostra, um número relativamente maior que dos anos anteriores”, conta Rafaella.
Dos 66 trabalhos inscritos, 44 foram selecionados para concorrer na Mostra de Experiências Exitosas.
ABERTURA
Além de Rafaella Pitol, a abertura do evento contou com a presença do diretor do curso de medicina da Unimes Ricardo Diniz, a pró-reitora Elaine Marcílio Santos e o coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Santos (SMS) Claudio Alexandre dos Santos.
Na oportunidade, foi discutida a importância de se pensar em um sistema de saúde que valoriza as trocas humanas, levando em conta que o futuro aponta para o avanço das inteligências artificiais. “A parte técnica a inteligência artificial faz, mas a humana o robô não pode roubar de nós”, afirmou Ricardo Diniz.
Após a abertura, o evento teve sua primeira palestra com o tema ‘O SUS como Expressão do Direito Humano à Saúde’, apresentada pelo médico Jorge Harada, coordenador do núcleo da Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foram abordados os desafios do SUS para o futuro, baseando-se nas questões sociais atuais, como o envelhecimento da população. “Até 2050 teremos 30% da população do Brasil com mais de 60 anos, estamos prontos para enfrentar essa realidade?”, disse Harada.
Também foi abordada a história do sistema de saúde no Brasil, que até a criação do SUS era restrito e sem a participação da sociedade nas políticas públicas e conceitos de equidade e integralidade, para que as ações de saúde sejam combinadas visando um bem-estar maior da população em geral.
A Semana David Capistrano 2024 é uma realização da Escola da Saúde de Santos, com o apoio da Distribuidora Takeda Ltda., Rioquímica S/A, Escola Grau Técnico Santos, Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do Conselho Municipal de Saúde de Santos.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA (12)
8h30 - Auditório
A abordagem biopsicossocial das Deficiências: um Compromisso Urgente com os Direitos - Naira Rodrigues Gaspar (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania) e Arthur Ataíde (Unimes/Autistas Brasil)
Mediação: Victor Medeiros (Escola da Saúde)
10h30 - Auditório
Apresentação de Trabalhos da Mostra de Experiências Exitosas
Linha 3: A valorização dos saberes populares, participação social e protagonismo em ações de saúde
OFICINAS
Reflexologia podal - Darci Ferreira da Silva Valério (Policlínica São Manoel)
SALA 314
Riscos Ergonômicos e suas Soluções no Ambiente Laboral - Laila Afonso Mendes (Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador)
SALA 309
Implantação do Teste Rápido como Apoio Diagnóstico para Casos Suspeitos de Hanseníase - Lilia Emília Correia (Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas)
SALA 312
13h30 - Auditório
Apresentação da Mostra de Experiências Exitosas
Linha 4: Integração Ensino-Serviço-Comunidade na saúde: Compartilhamento de espaços, ações e papéis
OFICINAS
Higiene de Mãos: ainda precisamos falar sobre este assunto? - Thais Cristina Garbelini Salles (Seção de Vigilância Epidemiológica)
SALA 314
Protocolo de medidas de biossegurança no Ambulatório de Tuberculose - Luize Fabrega Juskevicius (Ambulatório de Tuberculose)
SALA 309
Projeto Terapêutico Singular (Inspirado em casos reais) - Renato Aparecido Dutra Matos (Departamento de Atenção Primária à Saúde)
SALA 312
Intervenção em suporte básico em PCR - Juliana Falleiros (NEP Samu)
LABORATÓRIO
15h30 - Auditório
Interseccionalidade e Saúde: Desafios e Possibilidades no SUS - Fabiano de Abreu Moreira (Serviço de Atendimento Especializado) e Cristiane Gonçalves da Silva (Unifesp)
Mediação: Corina Lopes Ribeiro (Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira)
15h30 - SALA 316
Formação dos Conselheiros: A ética e o Controle Social em Pesquisa Científica no Brasil - Prof. Doutor Eduardo Carvalho
QUARTA-FEIRA (13)
8h30
O Protagonismo através da Valorização dos Saberes - Juarez Furtado (Unifesp-BS) e Vinícius Terra (Licenciatura Intercultural Indígena - Unifesp)
Mediação: Tatiana Moreira (Departamento de Atenção Primária à Saúde)
AUDITÓRIO
10h30
Universidades e instituições de ensino como parte do SUS - Sérgio Zanetta (São Camilo), Fernando Kinker (Unifesp-BS) e Marcos Calvo (Universidade São Judas Tadeu)
Mediação: Rafaella Pitol (Escola da Saúde)
AUDITÓRIO
13h30 - Auditório
10 Anos da Semana Municipal de Saúde Pública: Um Tributo à Visão do Dr. David Capistrano - Ricardo Fernandes de Menezes (Prefeitura Municipal de São Paulo-SP) e Fábio Mesquita (Unifesp-BS)
Mediação: Luzana Mackevicius Bernardes (Unisantos)
15h30
Premiação da Mostra de Experiências Exitosas e Encerramento com Apresentação Cultural