Práticas de sucesso na educação infantil são apresentadas em encontro regional em Santos
Boas práticas desenvolvidas na área de Educação em oito cidades da região foram apresentadas durante a nona Ação Metropolitana da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP-ARBS), realizada no auditório da Universidade Santa Cecília, na última sexta-feira (8).
Experiências de destaque trabalhadas durante o ano com alunos da primeira infância na educação infantil foram demonstradas por representantes dos municípios de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe.
O tema do evento nesta edição foi "É tempo de escutar, é tempo de esperançar: A escuta enquanto a mais autêntica forma de ressignificar práticas na Primeira Infância". Para a chefe da seção de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Kátia Ramirez, a importância do encontro está na troca de experiências. “Vimos aqui um grande encontro realizado para que cada município pudesse apresentar o que deu certo entre suas atividades inovadoras que, com certeza, servirá de inspiração o grupo como um todo”, comentou Kátia.
Os participantes puderam conferir uma exposição com imagens de ações de boas práticas, organizada pela Seção de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Santos. Houve também apresentação do Coral Céu da Boca, comandado pela artista Iva Passos.
Representando Santos, a professora Silvana do Nascimento apresentou “A poética do cotidiano, um convite a ver o ouvir os pensamentos das crianças”. Para a educadora, o cotidiano é rico em aprendizagem. “Tudo o que acontece no cotidiano vira aprendizado, vira construção de conhecimento e um propósito de trabalho. Como mostrei sobre o inesperado, aproveitamos disso para criar propostas que elevem esse conhecimento e para que as crianças construam a adquiram esse conhecimento também”.
Ao saber que sua iniciativa havia sido escolhida para representar a Cidade no evento, Silvana se sentiu desafiada. “Fiquei com borboletas na barriga, porque não tenho o costume de fazer esse tipo de apresentação. Gosto de estar nos bastidores, com as crianças, no chão da escola, mas eu aceitei como desafio e estou muito feliz com o resultado”, comemorou.
Estavam presentes no encontro Eneida Paz Lima, presidente interina da OMEP Brasil; Nina Rosa Piedade, da OMEP - Baixada Santista, e Maria Helena Marques, chefe do Departamento Pedagógico da Seduc, representando a Secretária de Educação Cristina Barletta.
Boas Práticas
Bertioga
“SPA de bebês – escuta sensível no Berçário I” – Solange dos Santos e Giselda da Silva
Cubatão
“Documentação Pedagógica: dando voz e tornando visíveis os processos vividos pelas crianças” – Lidiane de Oliveira
Guarujá
“Tempo de crescer, tempo de falar” – Ana Cristina da Silva
Santos
“A poética do cotidiano, um convite a ver o ouvir os pensamentos das crianças” – Silvana do Nascimento
Itanhaém
“Nosso território como espaço educador” – Simone da Silva e Chymenes Monalisa Oliveira
Peruíbe
“Plantar para colher e aprender” – Benedito José de Oliveira
Praia Grande
“Ressignificando escutas: do professor ao aluno” – Angélica Pessoa de Lima Braga
São Vicente
“Minha primeira morada” – Sarah Andrade Santos