Vilas Criativas garantem prêmio em ESG a Santos
O Projeto das Vilas Criativas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), foi o vencedor na categoria Social do 1º Prêmio Excelência em ESG da Autoridade Portuária de Santos (APS). Outra iniciativa da Prefeitura de Santos, o Programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), foi finalista na categoria Governança da premiação, inserida na 3ª Jornada ESG Porto de Santos, cujo lema é ‘Juntos pela construção de um Porto mais sustentável’. O evento terminou nesta quarta-feira (13), no Parque Valongo.
“Quero muito agradecer a nossa equipe toda aqui das 10 vilas criativas. O Programa Vila Criativa é uma política pública que temos grande orgulho de ter implantado em Santos, e que é exemplo para o mundo. As nossas Vilas Criativas são referências para o Unesco”, destacou a responsável pela Seectur, Selley Storino.
As 10 vilas criativas de Santos estão distribuídas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH). Atendem atualmente mais de cinco mil pessoas por ano com atividades de qualificação profissional, culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas.
São oferecidas cerca de 150 atividades esportivas, culturais e de lazer, como aulas de música (violão, percussão), dança (balé, ritmos, ritmix, zumba, hip hop, flamenco), esportes (skate, alongamento, capoeira, ginástica 3ª idade, musculação) e informática (inclusão digital) e muitas outras.
Para participar destas atividades, basta comparecer a uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. Confira os endereços.
PDR FINALISTA
Para o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle da Prefeitura de Santos, Rivaldo Santos, o PDR ser finalista do prêmio “significa o reconhecimento e um avanço. Isso faz com que o poder público crie um novo modelo de gestão, uma gestão que possibilita que as propostas do prefeito discutidas na campanha eleitoral sejam incorporadas por toda a Administração Municipal e, ao mesmo tempo, crie um canal de controle social por parte da população”.
LIDERANÇA EM RANKING NACIONAL
O chefe do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, lembra que Santos segue líder nacional na camada ESG no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado no último dia 21 de agosto, pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seal. Neste mesmo levantamento, o Município foi apontado como a 11ª cidade mais competitiva do País (na avaliação de 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes).
O objetivo da III Jornada ESG foi convidar os participantes a refletirem seus papéis no desenvolvimento de um porto sustentável, conhecer programas e melhores práticas para promoção de um modo positivo, consciente e integral de construir e manter uma comunidade de entorno portuário sustentável junto ao Porto de Santos. Com isso, a APS reafirma seu compromisso de fazer de Santos um porto referência em sustentabilidade.
O termo ESG (environmental, social and governance) significa, em português, ambiental, social e governança corporativa. Ou seja, refere-se a um conjunto de práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social, que hoje são essenciais para a análise de risco e para a tomada de decisão no mercado.