Guardas municipais de Santos participam de congresso para troca de experiências em segurança
Uma comitiva de guardas municipais de Santos participa, até esta quinta-feira (14), do 10º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, em Poços de Caldas (MG). O evento, de relevância nacional, reúne profissionais de segurança de diversas regiões do Brasil.
Ao longo desses três dias de encontro iniciados na segunda (12), a programação inclui palestras e debates que abordam temas centrais para a atuação das guardas municipais. Entre os destaques estão o 8º Encontro de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), o 2º Encontro da Associação Brasileira de Guardas Municipais (Abraguam) e o 3º Encontro Nacional de Patrulha Maria da Penha, que discutirá o combate à violência contra a mulher.
A comitiva da guarda santista conta com a presença do subcomandante Antônio Carlos Silva e de profissionais que atuam nos grupamentos Rondas Ostensivas Municipais (Romu Oswaldo Justo) e do Programa Guardiã Maria da Penha, contra a violência doméstica.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para promover a integração entre as forças de segurança, além de possibilitar uma troca de conhecimentos técnicos que só fortalece o trabalho de segurança nas cidades brasileiras”, destaca a secretária Municipal de Segurança, Raquel Gallinati .
SWAT
Entre os temas envolvidos estão o uso de armas letais e não letais, os aspectos jurídicos da segurança pública e as estratégias de patrulhamento municipal. Um dos momentos mais aguardados, na manhã de quinta-feira (14), é a participação de um especialista da SWAT (unidade de polícia para situações de alto risco) do Texas (EUA), que traz uma perspectiva internacional sobre os desafios enfrentados pelas guardas municipais no Brasil.