Santos firma parceria com a Rede Unesp para fortalecer ações da Agenda 2030
A Prefeitura de Santos assinou termo de adesão à Rede Unesp Cidades, reforçando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa integra a plataforma de colaboração interinstitucional Rede Temática Unesp Agenda 2030, desenvolvida pela universidade, com o objetivo de ampliar o impacto das ações sustentáveis no Estado.
Coordenada pela professora Raquel Cabral, a Rede Unesp Cidades promove ações em áreas prioritárias como preservação ambiental, transformação econômica e social, e valorização dos ecossistemas regionais. A universidade busca replicar em Santos e nas demais cidades parceiras de projetos de extensão que já demonstraram resultados positivos em algum dos 24 municípios onde atua.
“A criação da rede temática de extensão Unesp 2030 tem o objetivo de integrar os ODS na nossa realidade como universidade e também direcionar as ações da Unesp às localidades onde possui campus. Atuamos fortemente na transformação da economia e da sociedade, colaborando com iniciativas que visam preservar o meio ambiente e os ecossistemas desses territórios”, afirmou Raquel Cabral.
Embora não tenha um campus na Cidade, a inclusão de Santos na Rede é vista como uma oportunidade para o Município compartilhar suas práticas e aprender com as experiências de outras localidades. “A experiência e expertise de Santos com a Agenda 2030 são uma referência para nós. Ficamos muito felizes com a adesão à nossa rede. É uma oportunidade para aprender, somar esforços e replicar iniciativas que melhoram a qualidade de vida nas cidades”, acrescentou Raquel.
Além disso, a parceria permitirá a Santos acessar uma série de projetos de extensão da Unesp, promovendo o avanço da Agenda 2030 com o apoio de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
“Estar na Rede Unesp é colocar em prática os ODS 16 e 17. Tudo começa por meio de instituições eficazes e é apenas através de parcerias que conseguimos abrir os caminhos para alcançarmos todos os outros objetivos”, explicou o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods/OTC), Fábio Tatsubô. “É uma oportunidade para conhecer as experiências da academia e das instituições da rede para aplicarmos em nossa cidade”, finalizou.
ADESÕES
A Rede Unesp também oferece a possibilidade de adesão a outras cidades interessadas em integrar essa aliança de parcerias estratégicas pela sustentabilidade. Além de Santos, as prefeituras de Ilha Solteira, Itapeva, Guaratinguetá, Tupã, Rio Claro, São Vicente, São José do Rio Preto, Sorocaba e São Paulo também assinaram o termo de adesão.
No documento, os signatários assumem cinco compromissos para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus territórios. Esses compromissos incluem o apoio à implementação da agenda no estado de São Paulo e o compartilhamento de experiências para colaborar tanto na formação de recursos humanos quanto no desenvolvimento de metodologias para o avanço da Agenda 2030.