Seja bem-vindo
SP - Litoral,16/11/2024

    • A +
    • A -

    Concurso revela ilustrações dos cadernos das escolas municipais de Santos para 2025

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Concurso revela ilustrações dos cadernos das escolas municipais de Santos para 2025

    Em noite de grande festa, a Secretaria de Educação (Seduc) anunciou, nesta quinta-feira (14), os seis alunos vencedores do concurso Arte na Capa 2024/2025, no Teatro Guarany (Centro Histórico). A ação é responsável por definir os desenhos que ilustrarão as capas dos cadernos que serão utilizados pela rede municipal no próximo ano.

    A iniciativa tem o intuito de valorizar a produção do estudante e a atuação dos professores de Arte, motivar o sentimento de preservação do material escolar e criar condições para que o aluno experimente e analise diferentes formas de expressão artística.

    Nesta edição, as ilustrações seguiram a temática ‘Arte na Capa - Sintonizando a Educa Santos TV’, fazendo alusão aos programas produzidos pela TV educativa transmitida pelo canal 48.3 UFH –  TV Cultura Litoral e no Youtube.

    O evento contou com a exposição dos 20 trabalhos finalistas no foyer do Teatro e um coquetel para receber os convidados. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com depoimentos dos classificados, produzido pela equipe da Educa Santos TV.

    VENCEDORES

    Da escola José Carlos de Azevedo Júnior (São Manoel), o aluno do 2º ano Enzo Cordeiro da Silva, orientado pelo professor Milton Nisti, ganhou na categoria ‘1º, 2º e 3º ano – Estação Cultural – Fauna e Flora’. Supervisionado pelo mesmo educador, o estudante Breno Aurelino dos Santos, 5º, da UME Padre Lúcio Floro (Morro José Menino), conquistou a premiação na categoria ‘4º e 5º ano – Estação Cultural – Cultura Africana’.

    Sem esconder a felicidade e o orgulho por seus alunos, o professor Milton comemorou a conquista. “Estou muito feliz com o resultado, eles são talentosíssimos. E não sabem o quanto me fizeram bem neste momento em que perdi a minha mãe. Eles me salvaram e me animaram”. Ele teve ainda outros dois alunos finalistas.

    Na modalidade ‘6º e 7º ano – Estação Cultural – Cultura Indígena’, a vencedora foi Isadora Silva Manini, 6º ano, da UME Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó), sob a orientação da professora Thamyris Carrenho Fernandes. "Estou muito emocionada. Não esperava ganhar. Amei fazer parte deste concurso".

    Piettra de Jesus Moreira, do 8º ano da UME Cidade de Santos (Embaré), venceu na categoria ‘8º e 9º ano – Saberes do Mar’. Ela contou com o auxílio da professora de Arte Marta Valéria Fernandes Viana. Na categoria ‘Educação de Jovens e Adultos – Carreira em Foco’, o desenho escolhido foi de autoria do estudante Juliano Filgueiras Pinheiro Romão, da UME Barão do Rio Branco (Campo Grande) sob orientação do professor Thiago Costa Martori. “Foi uma experiência incrível participar. O Arte na Capa incentiva o talento dos alunos”.

    Completando o grupo de vencedores, Vitor Rafael Melo de Souza, do 6º ano da UME Mário de Almeida Alcântara (Valongo), da professora Fernanda Silva Diana, ganhou na categoria ‘Melhor desenho de todos os segmentos’ (foto principal).

    Todos os 20 estudantes finalistas receberam o caderno com a ilustração produzida. Além disso, ganharam um voucher que dá direito a um kit com uma caixa de lápis de cor aquarelado, um bloco de papel canson A4 e uma pasta polionda. Os seis vencedores ainda ganharam um smartphone (voucher).

    TALENTO E CRIATIVIDADE

    Para o coordenador do concurso, Jadir Battaglia, o projeto celebra o talento de alunos e professores. “É sempre uma felicidade ver o resultado do Arte na Capa, com trabalhos cheios de criatividade. Todos estão de parabéns por participarem. Selecionar não foi fácil, porque as ilustrações ficaram incríveis”.

    Ao todo, foram inscritos 1.147 trabalhos de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 41 escolas municipais. Uma comissão julgadora, formada por técnicos da Seduc e integrantes da sociedade civil, realizou a seleção dos 20 finalistas e, posteriormente, dos seis vencedores.

    ORGULHO

    “Ver o brilho nos olhos dos nossos alunos, das suas famílias, dos professores e dos representantes das escolas nos enche de alegria. Este concurso é mais uma prova da potência de nossa rede municipal. Que nossos estudantes sigam seus sonhos e sejam sempre muito felizes”, destacou a secretária de Educação Cristina Barletta, agradecendo ainda a todos os parceiros que ajudaram na realização do evento. “Educação se faz de forma coletiva”, completou.

    A prefeita em exercício Renata Bravo prestigiou a cerimônia. "Preciso parabenizar a todos os alunos que tiveram a coragem de participar, de mostrar o talento e a sensibilidade ao expressar a arte. Parabéns também aos professores, escolas e famílias".

    EXPOSIÇÃO

    A Mostra com os 20 trabalhos finalistas poderá ser visitada a partir da próxima quarta-feira (20), na Seduc (Praça Dos Andradas, 27, Centro Histórico), das 9h às 16h.

    O Arte na Capa deste ano teve a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos, do vereador Adilson Júnior, que destinou emenda parlamentar, e da Secretaria de Cultura, que cedeu o espaço para o evento.





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.