Seja bem-vindo
SP - Litoral,21/11/2024

    • A +
    • A -

    Programação em Santos segue com orientação a pais de bebês prematuros

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Programação em Santos segue com orientação a pais de bebês prematuros

    Uma tarde de celebração e orientação reuniu pais de bebês prematuros e profissionais da saúde no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), nesta terça-feira (19). A ação integra a programação do Novembro Roxo, mês dedicado à prevenção da prematuridade, e contou com oficinas educativas e muita diversão para as famílias.

    Nova programação será realizada na sexta-feira (22), pelo Hospital e Maternidade Silvério Fontes (leia abaixo), na Zona Noroeste.

    Emocionada, Cristiane Lima, 44 anos, chegava ao parque com os gêmeos Miguel e Nicole, que completaram o segundo ano de vida. Era fácil se encantar com os olhos brilhantes nos rostinhos das crianças. Mas quem as via espertas e cheias de curiosidade com os brinquedos distribuídos na grama, nem imaginava que elas já venceram um período de drama e superação.

    Para cada pessoa que vinha cumprimentá-las, a mãe fazia questão de lembrar do momento da internação e elogiar o trabalho da equipe do Complexo Hospitalar dos Estivadores, que transmitiu força e calma. “Quando me explicaram sobre o que aconteceria com os meus filhos e todos os cuidados que tínhamos que tomar, fiquei tranquila, aceitei e segui em frente com o tratamento. Os profissionais do hospital me deram muito apoio e só tenho elogios a fazer”.

    Foram, ao todo, 19 dias para Nicole, que nasceu com 910g, ganhar peso, enquanto Miguel apenas esperava o contato com a irmã no quarto normal. A duplinha teve que fazer fisioterapia para o desenvolvimento motor e hoje, representa uma realização para a mamãe. “É gratificante, após passar por todo esse período, vê-los assim, bonitos e felizes”, refletiu Cristiane.

    MOTIVAÇÃO

    A prematuridade afeta cerca de 15 milhões de bebês a cada ano em todo o mundo e, para a médica da Seção de Vigilância à Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (Sevig-MMI) da Secretaria de Saúde de Santos (SMS), Maida Colombo, a celebração pela vida dos pequenos sobreviventes é mais do que uma motivação para o evento.

    “Estou à frente da organização dessa festa porque acredito que seja preciso cada vez mais comemorar a vida e o sucesso de todo o trabalho que é feito aqui em Santos. A homenagem é para os pequenos nascidos prematuros, que estão crescidos e superaram toda uma linha de cuidado durante a internação. Com todos os profissionais reunidos aqui, temos ainda mais força para conscientizar e orientar sobre esse tema tão importante”, destacou a profissional.

    ATIVIDADES

    Durante o encontro, os papais participaram de uma oficina de shantala para os bebês, com a professora Cláudia Oliveira. A técnica tem origem indiana e é uma forma de comunicação que transmite afeto e calma ao bebê através de uma massagem relaxante. O carinho ainda proporciona benefícios como melhora da imunidade, aumento do vínculo entre os pais e o bebê e alívio de cólicas.

    Para ensinar a manobra do desengasgo e auxiliar no socorro durante uma emergência, foram realizadas demonstrações e passadas técnicas usando bonecos. Oficinas do brincar, com a professora Andréa Jurdi, e de atividades lúdicas, com a pedagoga Rosana Moraes, também fizeram parte da programação para divertir os participantes. Esta última, inclusive, utilizou a abordagem Pikler - metodologia que trabalha o olhar para o bebê a partir de suas possibilidades e limites, incentivando a liberdade de brincar.

    As atividades também contaram com o apoio de estudantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Unifesp para colocar aprendizados de sala de aula em prática e colaborar com os profissionais de saúde.

    A ação faz parte da Semana da Prematuridade, uma realização da Secretaria de Saúde de Santos em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio do Hospital Infantil Gonzaga e da Associação Brasileira de Pais e Bebês Prematuros.

    SEXTA-FEIRA

    O Hospital e Maternidade Silvério Fontes da Zona Noroeste vai realizar, nesta sexta-feira (22), a Festa da Prematuridade em alusão ao Novembro Roxo. O evento será no salão da Igreja Sagrada Família ZNO (Praça Bruno Barbosa, 150, Castelo), a partir das 17h, para familiares e crianças prematuras atendidas na UTI neonatal do Silvério Fontes.  

    Programação:

    17h20 - Roda de conversa com os familiares das crianças que nasceram prematuras e necessitaram de cuidados na UTI neonatal do Hospital e Maternidade Silvério Fontes Facilitadora: psicóloga Lais Ramos Ribeiro

    17h20 - Projeto Era uma vez - Histórias contadas para o público infantil

    18h20 - Apresentação da Guarda Civil Municipal com o trabalho dos cães terapeutas

    Haverá entretenimento para as crianças e sorteio de brindes para os familiares.





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.