Seja bem-vindo
SP - Litoral,22/11/2024

    • A +
    • A -

    Veja as opções de lazer da agenda cultural em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Veja as opções de lazer da agenda cultural em Santos

    CINEMA

    Cine Arte Posto 4 - ‘A Flor do Buriti’

    Em 1940, duas crianças do povo indígena krahô encontram um boi na escuridão da floresta - perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar durante a ditadura brasileira. Classificação: 12 anos. Direção: João Salaviza e Renée Nader Messora. Elenco: Ilda Patpro Krahô, Francisco Hỳjnõ Krahô, SolaneTehtikwỳj Krahô. Exibição de quinta-feira (21) até o dia 27. Sessões: 16h, 18h30 e 21h. Atenção, no domingo (24) não haverá sessões por conta do evento ‘Naborda Cine Club’. Cine Arte Posto 4. Praia do Gonzaga, próximo ao canal 3. Entrada R$ 3,00 (inteira) e R$1,50 (meia), dinheiro ou cartão de débito.

    Vila Criativa Vila Progresso - ‘As Aventuras de Peadody & Sherman’

    Mr. Peabody, um cão muito inteligente, resolve adotar um bebê humano, Sherman. Após ganhar o prêmio Nobel, ele inventa uma máquina do tempo. Não demora muito para que ele e seu filho adotivo viagem pelo tempo e vivenciem eventos que mudaram o mundo, além de interagir com grandes personagens históricos. Porém, quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, nossos dois heróis entrarão em uma corrida para reparar a história e salvar o futuro. Direção: Rob Minkoff. Elenco: Ty Burrell, Max Charles, Ariel Winter. Classificação: livre. Quinta-feira (21). 16h. Vila Criativa Vila Progresso. Rua Moisés s/nº, antiga Rua Três. Entrada gratuita.

    Miss - Exibição e debate do filme ‘A Metade de Nós’

    O filme ‘A Metade de Nós’ terá uma exibição especial no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), seguida de debate com o diretor Flávio Botelho, além da juíza e facilitadora Fernanda de Lima Carvalho, com mediação da psicóloga Beatriz Brambilla. No enredo do longa, Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, o casal se separa. Cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Elenco: Denise Weinberg, Cacá Amaral, Kelner Macêdo. Sábado (23). 17h. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.

    Cinemateca - Mostra Faroeste no Cinema - ‘Era Uma Vez no Oeste’

    O filme ‘Era Uma Vez no Oeste’ (C'era Una Volta il West) é destaque na programação da Cinemateca de Santos. Na história, em nome de uma disputa por terras por onde passaria futuramente uma estrada de ferro, quatro protagonistas terão seus destinos cruzados em uma violenta trama: uma ex-prostituta (Claudia Cardinale), um bandido (Jason Robards), um pistoleiro de aluguel (Henry Fonda) e um homem misterioso (Charles Bronson). Direção: Sergio Leone. Classificação: 14 anos. Sábado (23). 20h. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande. Classificação: livre. Entrada gratuita. Apoio da Secretaria de Cultura e da locadora Vídeo Paradiso.

    Cine Arte Posto 4 - ‘Naborda Cine Club’

    O ‘Naborda Cine Club’ é um evento que combina cinema, arte e música, celebrando a cultura ligada ao mar, unindo entretenimento e uma experiência cinematográfica aos frequentadores da orla. O público poderá conferir sessões de curtas-metragens documentais às 16h, 17h30, 19h e 20h30, explorando temas relacionados ao oceano. Também haverá exposição fotográfica com 60 imagens capturadas por 20 fotógrafos, além das mostras: ‘Lixo Global, Problema Local’, organizada pelo Instituto Eco Surf (destacando questões ambientais) e a exposição de pranchas dos apoiadores. O local abrigará ainda degustação de cerveja e apresentação da cantora Dorah, e do cantor Tite Franco a partir das 16h30. O evento é gratuito, mas para participar das sessões de cinema é preciso levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos. Informações @naborda_film_festival. Domingo (24). 16h às 21h. Cine Arte Posto 4 - Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3.

    Cine Broadway Voices - ‘Hamilton’

    Hamilton é um musical que conta a história da América por vozes americanas. Por meio da história de um dos principais fundadores americanos e primeiro secretário do Tesouro, Alexander Hamilton, a trilha sonora que mistura hip-hop, jazz, R&B e Broadway revolucionou o teatro no The Richard Rodgers Theatre, na Broadway, em junho de 2016. Direção: Thomas Kail. Elenco: Lin-Manuel Miranda, Jonathan Groff (II), Daveed Diggs. Depois do filme, Fernando Pompeu, maestro e diretor-geral do Coral Cênico Broadway Voices, promove um bate-papo com o público. Classificação: 12 anos. Segunda (25). 15h. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.

    Pontos MIS - Festival de Cinema Chinês

    O ‘Festival de Cinema Chinês’ do projeto Pontos MIS apresenta as duas últimas edições no Museu da Imagem e do Som de Santos. Na segunda-feira (25), às 19h, será exibido o documentário ‘Sabores da Vida’, dirigido por Lu Min. O longa explora os sabores do sudoeste da China e como eles refletem emoções e filosofias de vida nas refeições cotidianas. O documentário mergulha em tradições culturais, mostrando o papel que a comida desempenha nas relações familiares e no dia a dia. Já na terça-feira (26), também às 19h, é a vez do filme ‘O Fio da Espada’, com direção de Wei Li. Na história, em meio ao caos do final da dinastia Tang, o rei Liang usurpa o trono e elimina secretamente os herdeiros. Tian Anye, um vendedor de carvão, se vê involuntariamente envolvido nessa trama. Em uma série de confrontos mortais, onde inimigos e aliados se confundem, os segredos de Tian Anye são revelados. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.

    EXPOSIÇÃO

    Africanitude 013 - Laços de Nós

    ‘Africanitude 013’, da fotógrafa Dayse Pacífico, nasceu como uma homenagem ao Dia da Consciência Negra ao convidar mulheres de diferentes idades, histórias e belezas para serem produzidas e fotografadas. Nesta segunda edição, ‘Laços de Nós’, fotografada em 2021, a artista explorou os laços de carinho, amizade e todas as formas de amor que cultivamos ao longo da vida. Esta série destaca as conexões humanas que fortalecem, exaltando não só a beleza, mas também a riqueza de cada afeto. Visitação de terça-feira (26) até 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss. Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.

    MÚSICA

    Música É Vida - com Lourdes Navarro e Amigos

    Concertista, musicista, instrumentista e diretora artística da Escola da Música Lourdes Navarro, a artista realizará o espetáculo ‘Música é Vida’. O evento contará com solos do cantor Bruno Moreno e outros talentosos cantores da região, executando canções nacionais e internacionais, homenageando a diversidade cultural de todo o mundo. Sexta-feira (22). 20h30. Teatro Guarany. Praça dos Andradas, 100, Centro. A entrada é gratuita. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.

    Chorinho no Aquário

    O público do Chorinho no Aquário recebe pela primeira vez a cantora Bárbara Dias ao lado do Duo Choro de Bolso, formado pelos consagrados músicos Marcos Canduta e Débora Gozzoli. A apresentação terá no repertório clássicos como ‘Cheguei’, de Pixinguinha, e ‘João e Maria’, de Chico Buarque, além de canções autorais, a exemplo de ‘Pisavas Estrelas’, de Canduta.  Bárbara tem uma trajetória musical de mais de dez anos de carreira passeando com versatilidade de canções francesas até o samba-canção e o choro. Já o violonista Canduta e a flautista Débora celebram neste ano as Bodas de Prata de carreira. São 25 anos tocando juntos, um verdadeiro patrimônio musical da Cidade. O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com patrocínio máster da empresa Santos Brasil e apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Sábado (23). A partir das 18h. Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. Gratuito. Se chover, a apresentação será cancelada.

    Camerata de Violão do Projeto Guri

    A Camerata de Violões do Guri de Santos, sob a regência de Deblas Alves, apresenta um repertório inspirado na música popular urbana. Serão executadas obras de renomados compositores brasileiros como Tom Jobim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Chico Buarque, Dilermando Reis, entre outros. Domingo (24). 11h. Teatro Rosinha Mastrangelo. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.

    Concha Rock

    Neste fim de semana acontecerá a 10ª edição do evento Concha Rock Santos, com shows acústicos das bandas santistas Suburbia e Sub Pop. O evento promete emocionar os fãs de punk, emo e indie. A banda Suburbia fará um tributo ao grupo norte-americano Green Day, considerado um dos maiores ícones do punk rock de todos os tempos, trazendo toda energia e atitude do trio californiano num espetáculo inédito com repertório de grandes sucessos como ‘Basket Case’, ‘She’, ‘Good Riddance (Time Of Your Life)’, ‘Wake Me Up When September Ends’, entre outros. Já a Sub Pop apresentará um set mais diversificado com pop/rock alternativo nacional e internacional dos anos 2000. As bandas Suburbia e Sub Pop surgiram em 2021 e 2024, respectivamente, e contam com a mesma formação, incluindo Rodrigo Ferreira (voz/violão), Fernando Galvão (guitarra/violão), Glauber Silva (baixo) e Gabriel Colaço (bateria/cajón). Domingo (24). 18h. Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga - ao lado do canal 3. Entrada gratuita. Se chover, a edição será cancelada.

    LITERATURA

    Lançamento do livro ‘O Mensageiro da Luz’

    O autor João Gonçalves lança o livro ‘O Mensageiro da Luz’, na Galeria Nelson Penteado de Andrade. A obra leva ao público diversos ensinamentos e orações, com o intuito de oferecer aprimoramento ao ser humano, seja em forma de autoajuda seja como ‘despertar da fé’. De acordo com o autor, o livro não retrata e nem prega nenhuma religião. “Esta obra fala das maravilhas, dos poderes e dos encontros com Deus e com Jesus Cristo na minha e nas nossas vidas”. João Gonçalves é autor, produtor, ator, roteirista, escritor, apresentador, animador, entrevistador e diretor de televisão, teatro e cinema. É Bacharel em Comunicação Social, formado pela Unisantos, com especialização em Publicidade, Propaganda, Marketing, Jornalismo, Rádio, TV e Cinema. É formado em Artes Cênicas pelo Conservatório de Arte Dramática Emílio Fontana. Sexta-feira (22). Das 17h às 22h. Galeria Nelson Penteado de Andrade, primeiro piso da Prodesan. Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga. Entrada gratuita.

    Leia Santos

    Neste sábado (23) e domingo (24), das 11h às 17h, o Projeto Leia Santos marcará presença no ‘Santos Arte Preta’, que nesta edição acontecerá na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92, Centro Histórico). Além da distribuição gratuita de livros e gibis, estarão presentes dez escritores e escritoras negros da nossa região, apresentando suas obras. Realização: Secretaria de Cultura de Santos. Entrada gratuita.

    ATIVIDADES

    Santos Arte Preta

    Neste final de semana acontece a 3ª edição do ‘Santos Arte Preta’, festival que celebra o mês da Consciência Negra, reunindo exposições, shows musicais, feira de arte, literatura, oficinas, bate-papos, gastronomia, intervenções artísticas e diversas atividades ligadas à cultura afro. Realização: Secretaria de Cultura de Santos (Secult). Sábado (23) e domingo (24). Das 11h às 20h. Casa da Frontaria Azulejada. Rua do Comércio, 92, Centro Histórico. Entrada gratuita.

    Casa das Culturas

    A Casa das Culturas recebe, neste sábado (23), oficina literária com o curador da Casa, Flávio Viegas Amoreira, às 15h. Na sequência, às 16h, haverá lançamento dos livros ‘Quem tem medo de lendas?’ e ‘Cuidar’, seguido de bate-papo com a autora Maria Angélica de Moura Miranda. Fechando o dia, às 17h, acontece homenagem póstuma ao poeta Jair de Freitas. Além disso, a Casa das Culturas abriga duas mostras: ‘20 de novembro - Consciência Negra’ e ‘Exposição Gilberto Mendes, um centenário’ O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, das 14h às 19h e domingos, das 11h às 16h. O endereço é Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova. A entrada é gratuita.





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.