De paquitas a índios: 3º Festival Movimente-se revela brasilidade em Santos
Patrícia Fagueiro
Sucesso absoluto. Foi assim o 3º Festival Movimente-se, que encerrou as atividades de 2024 do Movimente-se com a Música e com a Dança, atividade voltada à dança sênior, realizada nas policlínicas de Santos e que é a queridinha das pessoas com mais de 60 anos.
Nesta sexta-feira (22), cerca de 400 idosos se reuniram no Teatro do Sindicato dos Petroleiros para apresentações que foram cuidadosamente coreografadas e ensaiadas por cada grupo, também responsável pelo figurino.
O tema escolhido para este ano foi Brasilidades, representado por músicas, danças, percussão que exploraram artes, folclore, ancestralidade e identidades nacionais.
Além de fantasias que destacavam o verde e o amarelo, havia índios e até os chapéus vermelho e azul das paquitas da Xuxa. Criatividade não faltou neste grande show de talentos.
EXERCÍCIO COMPLETO
Vestida de índio, Maria Roseli Nóbrega era só sorrisos. Aos 70 anos, a moradora do Marapé integra o grupo desde os 63. “O Movimente-se mistura música, diversão e dança. Já tirei um pulmão, operei o coração e faço os movimentos no meu limite”, afirma ela.
A dança sênior é considerada um exercício completo. Além de trabalhar a parte física e motora, promove socialização e bem-estar, importantes para a saúde mental. Além disso, a memorização das coreografias pode ajudar a prevenir demências ao manter o cérebro ativo.
“Vemos pessoas felizes, saudáveis, com uma fantasia mais linda que a outra. Queremos sempre transformar a vida de vocês. Temos muito orgulho deste trabalho”, afirma a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, que compareceu ao evento.
E o Movimente-se transforma vidas mesmo. Que o diga Manuela Santana, dirigente do Movimente-se da Policlínica Rádio Clube há 3 anos. “É muito bom colaborar para a saúde e bem-estar dos munícipes. Muitas pessoas tinham problemas depressivos e o Movimente-se ajudou nesse resgate. Somos uma família”.
AMPLIAÇÃO
Há 16 anos o Movimente-se com a Música e com a Dança faz parte da rotina das unidades de saúde de Santos. Atualmente está disponível em 27 policlínicas, com a perspectiva de ampliar para Valongo e Caruara em 2025.
COMO FAZER PARTE - Qualquer pessoa idosa pode fazer parte do Movimente-se! Basta procurar a policlínica de referência do bairro em que mora e pedir mais informações sobre o dia e horário da atividade.