Atividades no Jardim Botânico de Santos celebram força feminina
A cidade de Santos se mobiliza durante o mês de novembro para conscientizar e fortalecer a luta contra a violência de gênero. Neste sábado (23), dezenas de mulheres participaram no Jardim Botânico Municipal (Bom Retiro) da 2ª Mostra Dia do Enfrentamento, organizada pela A Rede, que promove oficinas de capacitação em produção cultural. Ao todo, serão sete horas de atividades que celebram a força feminina das mais diferentes formas.
Por volta das 8h, a Mostra foi iniciada com a prática de meditação ativa, com o objetivo de criar uma conexão entre as participantes, além de trazer uma consciência corporal por meio de alongamento e respiração. Após 50 minutos de atividade, as mulheres partiram para um passeio pelas dependências do parque.
As participantes também desfrutaram de um show de stand-up intitulado ‘Achada e Perdida’, com temática feminina, realizado pela artista Martha Paiva. Na sequência, na sala multiuso do parque, foi exibido o curta-metragem ‘DesAceite’, dirigido por Isabella Graça.
No período da tarde, às 12h30, será realizado um Piquenique colaborativo; às 13h, Oficina de dança ‘Mulheres As condutoras no forró’, com Nany Montingeli; às 14h, Espetáculo de Circo, com Vick e Greta, Giulia Nina e Laura Faleiros, e, às 15h30, show Forró das Minas (Trio de forró de SP)
CONSCIENTIZAÇÃO
“A Mostra tem o objetivo de ressaltar a potência feminina, o debate sobre o acolhimento e a conscientização sobre a violência de gênero. Precisamos destacar a importância dessa rede de apoio. Estamos todas juntas”, salientou Juliana Bordalla, coordenadora do evento.
Quem também lembrou da relevância do tema foi a aposentada Julia Maria de Jesus, de 70 anos. Moradora do Bom Retiro, ela participou da meditação ativa e disse que retornará no período da tarde para as demais atividades. “É maravilhoso ver tantas mulheres reunidas com um mesmo propósito. Gosto muito de atividades ao ar livre e sou frequentadora do Jardim Botânico. Nunca tinha feito meditação e adorei. Irei retornar à tarde para curtir as aulas de forró”.
Realizadas em parceria com a Secretaria da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos (Semulher), da Prefeitura de Santos, as atividades fazem alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 25 de novembro.
Neste domingo (24), às 9h, na Praça das Bandeiras (Gonzaga), uma nova caminhada será realizada para mobilizar mulheres de outras regiões da Cidade.