Oficina em Santos ensina a arte do bordado da Ilha da Madeira
Uma viagem ao século 19 por meio de uma tradição artesanal de Portugal, o bordado da Ilha da Madeira. Assim foi a oficina realizada na tarde deste sábado (23) na Vila Criativa Sênior, no Embaré, que reuniu cerca de 50 pessoas interessadas em conhecer a elegante técnica manual.
Com a participação de artistas originárias da ilha portuguesa e que, atualmente, residem em Santos e São Paulo, a oficina abordou as técnicas do bordado reconhecido mundialmente por sua qualidade e riqueza de detalhes.
A aposentada Maria Cecília Herculano, 65 anos, foi uma das participantes da atividade. Apaixonada por bordado e costura, estava ansiosa pelo novo aprendizado. “Já tinha ouvido falar desse famoso bordado, mas não tinha conhecimento sobre a técnica, apenas muita admiração. É um artesanato que proporciona lindas peças”, ressaltou a moradora do Embaré.
Já Célia Maria Mendes, 74, mostrou-se surpresa com os diferenciais do bordado da Ilha da Madeira. “Um dos meus hobbies favoritos é a arte do bordado. Faço ponto-cruz português, mas o da Ilha da Madeira é algo totalmente diferente. Estou muito feliz por aprender essa técnica, até porque irá me proporcionar novos desafios”.
INTEGRAÇÃO
Para o coordenador geral das Vilas Criativas de Santos, José Luís Trevisan, a oficina incentiva o resgate de um importante capítulo da história do artesanato, bem como incentiva a integração entre moradores de diferentes pontos da Cidade. “O bordado da Ilha da Madeira é um clássico. Esse evento proporciona uma grande oportunidade de conhecimento aos amantes do bordado, além de promover a socialização entre munícipes de diversas Vilas Criativas, criando um ambiente de aprendizado e descontração”.
Embora realizada de forma gratuita, a oficina teve cunho solidário e arrecadou 40 kg de alimentos por meio de doações dos participantes. Os itens serão encaminhados à Vila Criativa da Zona Noroeste de Santos para distribuição a alunos do equipamento em situação de vulnerabilidade social.
A oficina foi realizada pelo Grupo Folclórico Cruz de Malta, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Associação Luso Brasileira de Beneficência Madeirense, Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa da Região Autônoma da Madeira, Grupo Fera Madeira e Sabores e Saberes da Nossa Terra. Todos os participantes receberam certificado de conclusão.
Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS.