Santos Arte Preta reúne inúmeras atrações na Frontaria Azulejada; evento termina neste domingo
Todas as cores, formas e sabores da cultura que é a raiz da civilização, diretamente vinda da ‘Mãe África´. Até este domingo (24), das 11h às 20h, rolam as atrações da 3ª edição do Santos Arte Preta na Casa da Frontaria Azulejada (Centro Histórico), entre elas estão exposições, shows musicais, feira de arte, literatura, oficinas, bate-papos, gastronomia e outras atividades ligadas à cultura afro.
Quem curtiu o primeiro dia do evento, no sábado (23), pôde fazer compras na feira de afroempreendedores do coletivo ‘AfroTu’, que reúne 40 artistas da região. Eles oferecem diversas opções de acessórios, itens de decoração, bolsas, roupas, bonecas, entre outros itens. Aqueles que quiserem mudar o visual ou cuidar da saúde tinham à disposição o espaço bem-estar, com massagem e um local para fazer tranças.
Nesta área, a trancista Audrey Hellen dos Santos Barbosa entrelaçava, cuidadosamente, os fios das clientes. Uma a uma, elas saiam da sessão mais bonitas e empoderadas. “A gente sempre busca elevar a autoestima das clientes e aproveita para ensinar como cuidar da trança depois”, explicou a profissional, que já tem 15 anos de experiência e possui um espaço próprio na Zona Noroeste.
Os frequentadores do evento também puderam acompanhar oficinas de arte e saborear delícias da culinária afro-brasileira, como o acarajé, angu, moqueca de peixe, rabada, ximxim de galinha, mungunzá e bobó de camarão. Muita gente também conferiu de perto e em tempo real a produção dos artistas participantes do evento.
Em meio ao vai e vem do público, o artista plástico e tatuador Adriano Dicart pintava mais uma obra. “As pessoas se aproximam para ver a obra e perguntam o que desejo passar com o meu trabalho, até porque procuro misturar o cubismo com o surrealismo. É muito legal, pois a galera pergunta de tudo, sempre demonstrando interesse e respeito ao meio trabalho”.
Para os amantes da leitura, há um espaço dedicado ao projeto Leia Santos distribuindo gratuitamente livros e gibis. No mesmo local, dez autores negros estão expondo suas obras e ficam à disposição do público para interação, autógrafos e promoção da consciência negra.
ÚLTIMO DIA
Dentre as atrações deste domingo (24), haverá bate-papos, shows músicas e palestras, com as apresentações do Choro Negro, às 19h30, e do Maracatu Oju Obá, às 20h30.
O Santos Arte Preta é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult), da Prefeitura de Santos. A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 92 (Centro Histórico).
Confira a programação completa deste domingo (24):
11h às 20h - Feira do Coletivo Afrotu
11h às 20h - Espaço Leitura com a presença de escritores negros
14h e 17h - Fábulas para todas as Infâncias com Camila Genaro
Exposições
11h às 20h – Temas: ‘Ancestralidade ao cubo’ por Adriano Dicart; ‘Religiosidade e Ancestralidade’ por Dulce Martins; ‘Africanidade 013 - Laço de nós’ por Dayse Pacifico e ‘Exposição Peão: Morro’, de Luiz Buscapé.
11h às 20h - Búzios e Tarot, no Espaço Místico (Sala Serafim Gonzalez)
11h às 20h - Espaço de Gastronomia
Palco Espaço Arte e Cultura
11h às 12h - Dj Mamuth
12h30 às 14h - Letícia Caires
14h30 às 15h10 - Palestra com Laluña Machado - ‘Wakanda Forever - As identificações da personalidade preta na cultura pop’
15h40 às 17h10 - Dj Augusto
17h30 às 18h15 - Roda de conversa - ‘A escrita como forma de resistência e luta antirracista’
18h15 - Dj Mamuth
19h30 - Apresentação Musical - Choro Negro
20h30 - Maracatu Oju Obá
Oficinas de artes
13h - Tranças Nagô com Aldryn Barbosa (Tranças D`Maria)
14h - Roda de conversa: a alegria é preta! A brincadeira, a dança e ervas sagradas como forma de resistência do povo negro no Brasil, com Mariana Geuo Behr
15h - Turbantes com Joyce Mendes (Iluminessência)
16h - Ecojoias - brincos feitos de tecidos africanos com Roberta Antunes (Pano da Terra)
17h - Máscaras Africanas com Luciana Cruz
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.