Rafael Caldeira e Valéria Silva vencem a última etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo
A Prova do 6º Batalhão, a quinta e última do 37º Campeonato Santista de Pedestrianismo, levou cerca de 2 mil atletas às ruas da Orla neste domingo (24). A prova, com largada e chegada na Praça das Bandeiras (Gonzaga), marcou o encerramento da competição.
O primeiro lugar no geral masculino ficou com o atleta Rafael Caldeira, 22 anos, que destacou a importância da prova para os atletas de elite. “Foram duas etapas seguidas com vitória, então estou mesmo muito feliz. Essas cinco etapas são muito importantes para um atleta de ponta se preparar para competições nacionais e internacionais. Um dia espero estar representando o Brasil no exterior e, com certeza, o Campeonato Santista está me ajudando muito nesse preparatório”.
Já no geral feminino, quem ficou na primeira colocação foi a atleta Valéria Silva, 46 anos. Com essa vitória, ela também obteve o título de campeã do Santista de Pedestrianismo. “Sem sacrifício não tem vitória, não adianta. É treino atrás de treino. É acordar cedo, se desafiar e trabalhar. Estou feliz demais, hoje foi a etapa mais difícil porque eu queria bater o meu recorde pessoal, e consegui”.
FESTA DO ESPORTE
Apesar do alto nível técnico do Campeonato Santista de Pedestrianismo, o encerramento da competição foi marcado pelo clima de confraternização entre os participantes. “Eu corro muitas provas por aí, mas a emoção do Santista é diferente, até arrepia”, conta o aposentado José Carlos Carobina Dutra, 64 anos.
A consultora de vendas Emmanuely Silva, 34, ressalta como a prática da corrida vem mudando a sua vida. “Corrida para mim é superação. A corrida mudou a minha vida e hoje eu sou apaixonada por esse esporte. É o primeiro ano que estou correndo essa prova e a organização aqui é impressionante. Por ser uma prova tradicional a gente encontra Santos inteira, é a maior vibe”.
A militar Jessica Pacheco, 35 anos, participou pelo pelotão da Polícia Militar e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Ano passado eu corri pela primeira vez pela categoria militar e fiquei em segundo lugar. Como estou com o pé um pouco machucado, a expectativa é completar a corrida e participar. Aqui em Santos a gente vê desde os mais jovens até os mais velhos praticando esportes e ter essa corrida maravilhosa com a participação da Polícia Militar é excelente”.
O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), Fabio Nakaharada, elogiou a parceira com o Município. “Para nós é uma alegria fazer parte dessa festa bonita, em ter a Polícia Militar, o nosso batalhão, homenageado nesse circuito de Santos. Incentivar o esporte é sempre importante e queremos que essa parceria de sucesso dure ainda mais”.
Para o secretário municipal de Esportes, Gelásio Fernandes, a competição simboliza o que é o espírito esportivo. “Vimos aqui muitos atletas profissionais, mas também muitos amadores das mais variadas idades. O Santista de Pedestrianismo é isso: promoção de esporte para todos. O esporte não é só sobre vencer, é também se desafiar, encontrar uma motivação, reencontrar amigos e, principalmente, celebrar a saúde e a vida a cada prova”.
PÓDIO FEMININO
1º lugar - Valéria Cristina Ramos da Silva
2º lugar - Manuela Rodrigues Barbosa
3º lugar - Mariana Penatti
PODIO MASCULINO
1º lugar - Rafael Caldeira
2º lugar - Mauricio Santana Evangelista
3º lugar - Kaio Katzor de Mello
Os resultados finais do Santista de Pedestrianismo serão divulgados durante a semana neste link.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.