Procon-Santos registra preços de perfumes e eletroeletrônicos antes da Black Friday. Consulte
Orientar o consumidor santista com relação ao real preço de produtos que as empresas costumam colocar em promoção na ‘Black Friday’, na próxima sexta-feira (29). Este é o objetivo de duas listas elaboradas pelo Procon-Santos, com dados coletados há 45 dias. A pesquisa contém itens como perfumes femininos e masculinos, smartphones, ar-condicionado, aspirador de pó, cooktop, entre outros.
Consulte: Perfumes e Eletroeletrônicos.
Diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira afirma que sempre há dúvida dos consumidores com relação às ofertas neste período. “Em vista disso, tomamos a iniciativa de pesquisar preços dos produtos mais procurados nesta época nas lojas físicas, 45 dias antes da Black Friday”. Ele salienta que “nem sempre as empresas colocam estes produtos que selecionamos na promoção, isso fica a critério delas”.
FIQUE ATENTO
Entre outras dicas, o diretor do Procon-Santos orienta os consumidores a não comprar por impulso, verificar atentamente os preços e as condições de pagamento dos produtos e, no caso das compras on-line, atentar se o portal é de uma empresa com sede no Brasil.
Com relação às compras feitas na internet, Ferreira destaca o perigo dos sites falsos. “O importante ao entrar em uma página é verificar se se trata de um ambiente seguro para a compra, geralmente os portais iniciando com ‘https://’. Ao acessar as páginas, o passo seguinte é ver se a empresa apresenta seu CNPJ, se tem endereço e telefone fixos, que é a certeza que a empresa existe”.
O diretor do Procon-Santos não recomenda compras em sites estrangeiros porque os órgãos de defesa do consumidor do País não têm gerência nessa condição jurídica de atuar por ser área internacional.