Flash mob colore a Praça Mauá em ação da 13° Semana da Diversidade de Santos
A Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, foi palco de um grande flash mob (apresentação repentina), trazendo cores, movimento e alegria a todos que passavam no local. Com a abertura da Semana da Diversidade Sexual marcada para a noite, o evento foi uma palinha para chamar a atenção para a causa.
A abertura da dança foi ao som de ‘Vou pintar um arco-íris’, da Xuxa, na sequência ‘Born this Way’, da Lady Gaga e o encerramento com ‘It's raining man’, da banda The Weather Girls.
A Drag Queen Rebeca Dior explica que a escolha da música de abertura e dos figurinos se deram para fazer menção aos significados da bandeira LGBTQIA+. “Cada cor da bandeira do orgulho tem um significado - vida, cura, espírito, harmonia, sol etc. A gente tentou trazer todas as cores para mostrar que a luta vai além do que o pessoal imagina ser”.
A apresentação foi abrilhantada pelas drag queens Ariella Plin (vermelho), Samantha Dior (laranja), Valentinna Dior (amarelo), Rebecca Dior (verde), Mirella Dior (azul) e Pink Kin (roxo). Todas são do grupo House of DDD (Dior Drags Dangerous), contando com colaboração do grupo Baixada Hip Hop.
Larissa Carolina, secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), defende que a causa deve ser discutida sem tabus e destaca que a pauta é importante não somente para o Município, mas para o País inteiro. “É indispensável que a gente possa, sim, falar de diversidade de maneira aberta, ampla e para todas as pessoas. Eu fico muito feliz de ver essa ação acontecendo aqui e espero que permaneça acontecendo por mais anos”.
ABERTURA OFICIAL
Com o tema deste ano ‘Se For Sobre Nós, Que Seja a Nossa Voz’, a Semana da Diversidade destaca a importância do protagonismo da comunidade LGBTQIA+ na luta por seus direitos e na construção de políticas públicas inclusivas.
Nesta noite, às 19h, o Teatro Rosinha Mastrangelo recebe a abertura oficial, com o evento ‘Drag Star’, uma celebração dedicada à arte transformista, que exalta a expressão cultural e a representatividade da comunidade LGBTQIA+.
O presidente do Conselho Municipal de Políticas LGBT (ConLGBT), Wellington Araújo, diz que a programação foi pensada em espalhar atividades culturais por todos os cantos da Cidade, propondo momentos de reflexão e bate-papo aos munícipes.
“A semana é para a gente celebrar a nossa existência, mas também para refletir o tanto de desafio que a gente vivencia na sociedade. Exigimos respeito e dignidade como qualquer outro ser humano”, diz.
A programação vai até o domingo (8) e contempla arte, cultura, debates e atividades voltadas à conscientização e ao engajamento de diferentes públicos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Confira aqui a programação completa do evento.
A organização do evento é realizada pela Prefeitura Municipal de Santos, através do Conselho Municipal de Políticas LGBT (ConLGBT), em parceria com instituições públicas, privadas e a sociedade civil.
Galeria de Imagens