Quadros expostos no Aquário de Santos abordam aumento do nível do mar
O Aquário Municipal de Santos mantém exposta, desde o último sábado (30), uma obra de arte que une poesia visual e impacto social. O Projeto Encheu, residência artística realizada no LAB Procomum, levou ao ponto turístico uma instalação que explora o aumento do nível do mar e os efeitos das mudanças climáticas, com base em experiências compartilhadas entre o Brasil e a Holanda.
Com curadoria da santista Giovanna Di Giacomo, o projeto contou com a colaboração da artista holandesa Anne Vera Veen e do brasileiro Julian Campos (Brasil), que traduziram em arte as realidades de Santos e de cidades holandesas afetadas pela elevação do nível do mar. O resultado foi uma composição de dez quadros de tecidos que combinam transferências de imagens, bordados, frases e desenhos, revelando práticas sociais, econômicas e ambientais associadas à água.
A instalação, inspirada nos bordados tradicionais do Morro do São Bento, também destaca elementos naturais como o manguezal e o jundu, vegetação presente na areia entre os canais 1 e 2 que protege contra ressacas. A mostra também e provoca reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural e ambiental. Nas paredes, marcações feitas com giz indicam possíveis níveis futuros do mar, caso previsões alarmantes não sejam mitigadas.
ARTE E ENGAJAMENTO COLETIVO
O processo criativo da residência envolveu oficinas e diálogos com especialistas em mudanças climáticas e líderes comunitários, que reuniram histórias, colagens e bordados de moradores do Dique da Vila Gilda e participantes de atividades no LAB Procomum. A curadora Giovanna destacou o caráter colaborativo da obra.
“O aspecto mais encantador da obra final é que ela foi criada por muitas mãos. Um símbolo poético e poderoso de que o combate às mudanças climáticas também é um esforço coletivo”, disse.
O evento de inauguração também contou com a performance multissensorial ‘Mar Selvagem’, apresentada pelo coletivo Percutindo Mundos, que combinou música, dança e literatura, proporcionando uma experiência imersiva ao público.
O Projeto Encheu foi uma realização da curadora Giovanna Di Giacomo e do Instituto Procomum, em parceria com a Embaixada e Consulados-Gerais dos Países Baixos no Brasil, com apoio da Prefeitura de Santos. A instalação segue aberta ao público até 6 de janeiro de 2025, na área externa do Aquário Municipal, com visitação gratuita.