Seja bem-vindo
SP - Litoral,04/12/2024

    • A +
    • A -

    Projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro será lançado em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro será lançado em Santos

    O auditório do Aquário Municipal de Santos sediará, nesta quarta-feira (4), às 19h, o lançamento de um projeto pioneiro de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro na Cidade. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista em parceria com a empresa Poiato Recicla, visa recolher os restos de cigarro e encaminhá-los para um processo de reciclagem, transformando-os em celulose, matéria-prima para a produção de papel.

    Durante o mês de dezembro, está prevista a instalação de 25 bituqueiras em pontos estratégicos da Cidade: 22 na orla da praia, uma na Lagoa da Saudade, uma em frente à Câmara Municipal e outra em frente ao Paço Municipal.

    O processo de reciclagem será realizado na usina da Poiato Recicla, localizada em Votorantim (SP), utilizando uma tecnologia sustentável desenvolvida e patenteada pela Universidade Federal de Brasília. A usina emprega exclusivamente água da chuva e reutiliza 90% dos resíduos tratados.

    O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Márcio Paulo, que estará presente na mesa de apresentação do projeto, destacou a importância da iniciativa para combater a poluição causada por bitucas de cigarro, um dos principais resíduos encontrados em praias e ruas. 

    “O descarte incorreto de bitucas de cigarro é uma das principais causas de poluição em praias e ruas, representando um risco significativo para a fauna marinha e terrestre devido às mais de 5 mil substâncias tóxicas presentes nesse material. Algumas ONGs da região vêm realizando um trabalho de coleta na faixa de areia e têm registrado volumes enormes nos últimos anos. Esse material, que demora muito tempo para se decompor, causa danos ao ambiente marinho. Quando os peixes ingerem essas substâncias, como nicotina e alcatrão, elas entram na nossa cadeia alimentar”, explicou.

    O projeto foi viabilizado por uma emenda parlamentar do vereador Fabrício Cardoso e integra a Semana Lixo Zero, que começou em 29 de novembro e segue até 7 de dezembro, com diversas atividades de conscientização ambiental.

    “Depois de quatro anos batalhando por isso, estamos felizes em concretizar a iniciativa dentro da Semana Lixo Zero. Trata-se de um avanço e uma conquista muito importante para a Cidade”, comemorou André Tomé, presidente do Instituto Lixo Zero Baixada Santista.

    O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a participação do vereador Fabrício Cardoso, do diretor da Poiato Recicla, Marcos Poiato, do secretário Márcio Paulo e do chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Fábio Tatsubô. A mediação ficará a cargo de André Tomé.

     





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.