Seja bem-vindo
SP - Litoral,12/12/2024

    • A +
    • A -

    Luigi Vanzella e Luma Guillen são os campeões do Troféu Brasil de Triathlon em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Luigi Vanzella e Luma Guillen são os campeões do Troféu Brasil de Triathlon em Santos

    Mais de 1300 atletas entre veteranos e estreantes participaram neste domingo da quarta e última etapa de uma das provas mais tradicionais de triatlo do país, o Troféu Brasil.

    Na categoria geral masculino ficou em primeiro lugar nesta etapa o atleta Luigi Vanzella, que também venceu a edição 2024 do Troféu Brasil. “Infelizmente não consegui participar de todas as quatro etapas porque eu estava competindo fora do País, mas fiz três das quatro e esta foi de longe a minha melhor prova em Santos. Tudo encaixou do jeito que tinha que encaixar, natação boa, bike ótima, a corrida foi razoável, mas como eu já estava lá na frente deu pra controlar legal”, comemorou.

    No geral feminino, a vitória da etapa e da edição 2024 do campeonato foi de Luma Guillen, “Estou muito feliz com essa vitória aqui em Santos que foi onde eu comecei meus primeiros triatlos olímpicos. Naquela época eu tinha os meus ídolos e hoje estar aqui no lugar mais alto do pódio é muito emocionante e gratificante, porque estou colhendo o resultado do meu esforço”.

    O organizador do evento, Nubio Lima, fala sobre o sucesso do evento. “O Troféu Brasil é a maior prova de triatlo da América do Sul, o que nos deixa muito orgulhosos. Foram 1300 atletas de 22 estados aqui hoje; queremos que as pessoas venham para cá seguras de que vamos entregar a melhor prova possível.  A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, da CET e da Guarda Municipal, ao lado da Polícia Militar, têm sido grandes parceiros, e esse apoio nos ajuda a fazer essa festa bonita acontecer”, observou.

    TRADIÇÃO

    Atletas reconhecem o evento como uma referência na modalidade. O diretor de receita Mateus Pellegrino, 33 anos, escolheu a prova para marcar sua estreia no triatlo. “Pesquisei muito, escolhi bastante e quis que fosse o Troféu Brasil pela tradição da prova e por ser no mar. Eu sou de São José dos Campos e queríamos vir a Santos pela qualidade da Cidade. Estou bastante animado, com um friozinho na barriga por ser a primeira prova, mas com uma expectativa muito boa”, contou.

    A ultramaratonista e influenciadora esportiva Kelly Niglio De Luca, 45, veio a Santos neste domingo para debutar no Troféu Brasil. “É a minha estreia no Troféu Brasil. Minha expectativa é terminar viva e feliz. Eu tinha algumas alunas que estavam querendo fazer a transição para outros esportes além da corrida; comecei indo levá-las, aí fui participando de algumas provas e amei”, disse a atleta.

    Para a médica Natacha Capozzi, 41, eventos como esse são um diferencial de Santos. “Participei em junho pela primeira vez; não consegui fazer a etapa anterior e voltei hoje. Eu participo do Campeonato Santista de Águas Abertas, do Campeonato Santista de Ciclismo, e realmente Santos é una cidade que motiva a gente. Sou de São Paulo, mas moro aqui há dois anos; este clima e incentivo ao esporte me motivaram muito. Passei de alguém que há dois anos só fazia pilates duas vezes por semana para uma triatleta”, comemorou.

    O secretário de Esportes, Gelásio Fernandes, comemora o sucesso da modalidade em Santos. “Hoje vimos aqui veteranos e diversos atletas que estão ingressando na modalidade e têm o Troféu Brasil como parâmetro. Esse campeonato é referência na modalidade no Brasil e exterior; vi aqui muitos jovens e atletas de ponta de outras modalidades que estão migrando para o triatlo. Não tenho dúvida alguma que hoje estiveram aqui os talentos de amanhã”, destacou.

    CAMPEONATO SANTISTA DE SHORT TRIATHLON

    O Campeonato Santista de Short Triathlon ocorre simultaneamente ao Troféu Brasil, e este ano chegou à 9º edição como a principal prova de triatlon gratuita da região.

    A gratuidade é uma prerrogativa do decreto municipal 8.840/20, que possibilita a permuta proporcional dos valores devidos em taxas a serem pagas ao Município por inscrições gratuitas em eventos de interesse público. Os resultados podem ser conferidos aqui.

    PÓDIO TROFÉU BRASIL FEMININO

    1- Luma Guillen

    2- Mariana Penatti

    3- Maria Luiza Simão de Oliveira

    PÓDIO TROFÉU BRASIL MASCULINO

    1 - Luigi Vanzella

    2- Jamil Bacar Neto

    3 - Victor Hugo Lopes





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.