Seja bem-vindo
SP - Litoral,11/12/2024

    • A +
    • A -

    Relator setorial de agricultura do Orçamento de 2025 aponta redução de investimentos

    Fonte: camara.leg.br
    Relator setorial de agricultura do Orçamento de 2025 aponta redução de investimentos


    Cleia Viana/Câmara dos Deputados

    Deputado Luiz Nishimori em reunião de comissão

    O relator, Luiz Nishimori, recebeu 380 emendas, sendo 355 individuais


    O relator setorial da área de agricultura, desenvolvimento agrário e pesca do Orçamento de 2025, deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), apontou em seu texto redução de várias dotações para custeio e investimentos na comparação com a proposta de 2024. O orçamento total para a área é de R$ 16,8 bilhões.


    “Quando se observam os números globais, verifica-se equiparação entre o PLOA 2024 e o PLOA 2025. Houve, porém, redução nas dotações para investimentos, e eliminação da reserva de contingência, o que indica redução da esterilização de fontes de arrecadação própria”, explica o deputado, ao comentar as dotações do Ministério da Agricultura e Pecuária.


    Ele cita algumas ações que sofreram reduções: subvenção econômica para garantia e sustentação de preços; subvenção econômica nas aquisições do governo federal e na formação de estoques reguladores e estratégicos; fortalecimento do sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária; e apoio ao desenvolvimento e controle da agricultura orgânica – Pró-Orgânico.


    No caso da Embrapa, os valores globais indicam elevação do orçamento, mas concentrado nas despesas com pessoal. Também houve redução das dotações para custeio e investimentos.


    O relator recebeu 380 emendas, sendo 355 individuais, que têm recursos reservados no Orçamento. Luiz Nishimori recebeu R$ 60,1 milhões para atender emendas de bancadas estaduais e de comissões não obrigatórias. Apesar de ter feito alguns cancelamentos para poder elevar esse total, os atendimentos foram parciais.


    O deputado solicitou então ao relator-geral que reveja a situação. Segundo ele, os investimentos pedidos são fundamentais para que os produtores rurais, especialmente os pequenos, médios e agricultores familiares, disponham de inovações tecnológicas, assistência técnica, acesso a mercados e estabilidade de renda.


    Os relatórios setoriais do Orçamento de 2025 devem ser votados nesta semana pela Comissão Mista de Orçamento.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.