Gamificação transforma ensino na UNIBR e motiva alunos a aprenderem brincando
Direito, Logística e Pedagogia incorporam gamificação para revisar conteúdos e estimular o aprendizado
A Faculdade de São Vicente – FSV – UNIBR adota como práticas no processo de ensino-aprendizagem metodologias ativas, de modo que o aluno se torna protagonista de sua trajetória nos cursos superiores.
Dentre tais metodologias ativas, destaca-se a gamificação, que funciona como uma importante estratégia para aumentar o engajamento dos alunos e, com isso, seu aprendizado em relação aos conteúdos inseridos nos jogos.
Neste semestre a Unibr investiu bastante nessa estratégia, usando ferramentas de gamificação em diversas áreas do conhecimento, notadamente nos cursos de Direito, Logística e Pedagogia.
Nos cursos de Direito e Logística, o Prof. Dr. Nelson Speranza Filho responsável pelas disciplinas de Direito Marítimo, Internacional Público e Privado, no Direito, e Legislação Aduaneira e Portuária, em Logística, aplicou dois jogos de tabuleiro de sua autoria, Pirate Rush e COMEX, para realizar a revisão de todo o conteúdo do semestre. “Os jogos de tabuleiro geram muito engajamento, pois adotam uma mecânica de competitividade bastante sadia, responsável por fazer com o que os alunos estudem e se divirtam ao mesmo tempo”, disse o Prof. Nelson.
O curso de Pedagogia empregou tecnologia aliada a gamificação, disponibilizando gratuitamente no site da Unibr (www.unibr.com.br) o jogo eletrônico Pedaquest, em que um estudante pode acessar diversas questões disponíveis em sala de aula e respondê-las para treinar seus conhecimentos.
Essas estratégias são responsáveis por revolucionar o ensino, contribuindo para melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem.