Seja bem-vindo
SP - Litoral,22/12/2024

    • A +
    • A -

    Cruzeiro que celebra 150 anos da imigração italiana conclui viagem em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Cruzeiro que celebra 150 anos da imigração italiana conclui viagem em Santos

    navio atracado no porto de santos #paratodosverem

    Chegou a Santos neste sábado (21) o cruzeiro que oficialmente encerra as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O Costa Diadema atravessou o Atlântico e atracou no Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais para iniciar sua temporada de cabotagem no País.

    O Cruzeiro das Raízes Italianas iniciou em 30 de novembro, quando o navio partiu de Gênova e passou Barcelona, Cádiz, Las Palmas (Espanha), Cabo Verde, além das cidades brasileiras de Fortaleza, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro e Itajaí. A bordo, foram realizadas dezenas de atividades envolvendo gastronomia, entretenimento, esporte, cultura, música e dança. Entre elas, seis exposições fotográficas, debates, workshops, aulas de italiano, concertos musicais e pratos típicos de diferentes regiões da Itália para os passageiros.

    Uma cerimônia foi realizada neste sábado no navio para marcar o fim da viagem. Representando o prefeito Rogério Santos, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, declarou que a conclusão do Cruzeiro Raízes em Santos é muito importante para a Cidade, que realizou em 2024 ampla programação comemorando os 150 anos da imigração italiana (veja mais abaixo). “A temporada de cruzeiros é essencial para Santos. Neste ano, teremos a primeira vez um navio fundeado na barra para acompanhar os fogos do Réveillon. Agradecemos à Costa por isso”.

    O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, compareceu e deu boas vindas ao navio seus passageiros e as autoridades presentes, em nome do governador Tarcísio de Freitas. "Este é um importante marco na história da imigração do Brasil. Nosso país e a Itália são uma só nação, povos irmanados, uma família, uma história que se mistura”.

    De acordo com Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul, o cruzeiro encerra uma programação que exaltou a herança e os fortes laços culturais entre os dois povos. “São tantas histórias dentro dessa história e estamos honrando o legado dessa trajetória”.

     

    150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM SANTOS

    Em 1874, 380 italianos chegaram ao País no navio Sofia, marcando o início dessa troca cultural. E o aniversário de 150 anos da imigração foi tema de ampla programação em Santos. No dia 1º de março, Santos e Gênova tornaram-se cidades-irmãs oficialmente com a assinatura do termo de geminação na Società Italiana di Santos. O acordo, assinado pelo prefeito Rogério Santos e o vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, possibilita o intercâmbio e a cooperação entre as cidades para consolidar a amizade e realizar trocas nas áreas cultural, histórica, de turismo, esporte, portos e educação.

    O bonde que fica na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, ganhou uma decoração alusiva ao tema. O equipamento, inclusive, recebeu a visita da comitiva italiana, composta de integrantes da prefeitura de Gênova e empresários.

    Com a presença de aproximadamente 50 mil santistas e turistas, o Centro Histórico se ‘vestiu’ de verde, branco e vermelho, no fim de semana de 31 de julho e 1º de agosto, para homenagear os 150 anos da imigração italiana. Realizada em parceria entre a Prefeitura e a Società Italiana, e concentrada na região do Valongo, a 1ª Festa Italiana foi uma oportunidade para conferir a gastronomia, dança, música e tradições do país europeu que tanto influenciou a nossa cultura.

    A Rua Tuyuti, no eixo turístico do Valongo, ganhou o mural artístico ‘Um Mar de Esperança’. O painel traz uma narrativa da história da imigração. No início da jornada, há uma italiana que sai de Gênova, representada por uma garota olhando para um navio, ao lado da ‘Lanterna’ de Gênova, símbolo da cidade italiana que tem 77 metros de altura, sendo o farol mais alto do Mediterrâneo. O painel também mostra a chegada a Santos com malas, ramos de café e pássaros

    SOBRE O COSTA DIADEMA

    Sexto navio a chegar ao Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais na temporada 2024/2025, o Costa Diadema está programado para fazer 20 escalas na Cidade. Realiza cruzeiros regulares para a Argentina e Uruguai. Além de Santos, os passageiros poderão embarcar também em Itajaí. Os itinerários incluem paradas em Buenos Aires e Montevideo, e também três dias em navegação no Atlântico Sul. Ainda fará minicruzeiros de três e quatro noites com escalas em Santos, Ilhabela e Itajaí, além do temático Festival On Board.

    Inaugurado em 2014, o Costa Diadema tem capacidade para 4,9 mil passageiros, 1.862 cabines e 133 mil toneladas. É inspirado na realeza, ostenta 190 obras de arte e reúne 10 restaurantes, 12 bares, spa, cassino, teatro com espetáculos exclusivos, academia, pista de jogging, espaços dedicados para as crianças e adolescentes e 11 piscinas e hidromassagens. Sua partida está prevista a partir das 17h deste sábado e o próximo retorno no dia 28.

    A última escala em Santos, no dia 20 de abril, marcará o fim da temporada de cruzeiros 2024/2025, cujas projeções indicam pelo menos 1 milhão de turistas e impacto de R$ 1,5 bilhão para a região após o total de 151 escalas de 13 embarcações.

     

    Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS


    Template: 
    Simples
    Visualização de Destaque: 
    Card
    Coluna de destaque: 
    Fique Ligado
    Título Home: 
    Cruzeiro que celebra 150 anos da imigração italiana conclui viagem em Santos
    Highlight: 
    Chápeu: 
    Raízes




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.