Sinfônica de Santos homenageia a Cidade em concerto especial
Os dois maestros da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), Luís Gustavo Petri e José Consani, dividirão o palco do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), no próximo dia 24, às 20h30, em concerto comemorativo aos 479 anos da Cidade. Três compositores foram escolhidos para integrar o repertório: o italiano Ottorino Respighi; o norueguês Edvard Grieg e o tcheco Antonín Leopold Dvořák.
O passeio pelas obras musicais terá início com ‘Antiche danze ed arie’, Suíte 3, do compositor, musicólogo, pianista, violista e violinista Ottorino Respighi. A Suíte 3 da obra é inspirada em canções de alaúde de Besard, uma peça para guitarra barroca de Ludovico Roncalli, e peças de Santino Garsi da Parma.
Na sequência, o público aprecia ‘Peer Gynt’, Suíte nº 1, do compositor e pianista Edvard Grieg. O trecho faz parte da peça teatral Peer Gynt, do dramaturgo Henrik Ibsen e é composto por vários movimentos, entre os quais Atmosfera Matinal, A Dança de Anitra, Na Mansão do Rei das Montanhas e Ases Tod.
Para finalizar o espetáculo, ‘Sinfonia 8’, de Antonín Dvořák. Trata-se da segunda sinfonia mais conhecida do compositor tcheco, depois da 9ª, ‘Do Novo Mundo’. Foi composta por ocasião da eleição de Dvořák para a Academia Boêmia de Ciências, Literatura e Artes. Mesmo consideravelmente mais leve que a anterior, a sinfonia não deixa de ser interessante sob vários aspectos, como a orquestração, a forma e a inventividade temática.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia do concerto, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
COMENTÁRIOS