Iniciada recuperação em guarda-corpo de passarelas na praia de Santos
A recuperação dos guarda-corpos das passarelas sobre os canais, na faixa de areia da orla, começou nesta quarta-feira (22). Os serviços nos corrimãos, em formato de muretas de Santos estilizadas, tiveram início pelo canal 6, onde é finalizada a restauração dos taludes - na sequência, serão feitas as melhorias nas muretas em granito.
De acordo com o programa da Prefeitura, serão recuperados, ainda, os guarda-corpos das passarelas sobre os canais 3 ao 5. “A empreiteira está inspecionando toda a extensão dos guarda-corpos e promoverá a junção, mediante solda, das partes que exigirem reforço da fixação”, explica o técnico em edificações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Pedro Manuel Sobral Teixeira, que integra a equipe de acompanhamento e supervisão das obras.
Em etapa posterior, será construído prolongamento das passarelas sobre os canais 5 e 6, onde as ressacas e a movimentação das marés carreia a areia, transportando-a para os trechos de praia do Boqueirão, Gonzaga e José Menino. “Com isso, banhistas e esportistas terão melhores condições de segurança e conforto para transitar pelas passarelas”.
Iniciado com a construção de quatro rampas de acesso do calçadão à faixa de areia nas praias do Embaré e Aparecida, o projeto da Prefeitura já recuperou a estrutura sob a parte curva das passarelas sobre os canais 3 e 6, e contempla, ainda, a instalação de três válvulas antirretorno na rede de drenagem da Avenida Washington Luís.
INVESTIMENTO
O pacote de obras na orla está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública, que tem prazo contratual até abril.
O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb).
COMENTÁRIOS