Justiça Restaurativa terá curso de facilitadores para profissionais da rede
O anúncio de um novo curso de facilitadores em círculos de justiça restaurativa e construção de paz, em parceria com o polo UAB/Univesp, marcou o início dos trabalhos da Justiça Restaurativa, no Núcleo de Educação para Paz (NEP), na sede da Secretaria de Educação.
O curso ocorrerá de março a junho com carga de 40 horas, em formato híbrido, com duas aulas por módulo (uma presencial e uma remota). A formação será voltada aos profissionais de educação da rede municipal e de outras secretarias municipais, com inscrições a serem anunciadas em breve. De forma lúdica, os alunos do programa Santos Jovem Doutor e dos grêmios estudantis também vão participar de uma formação específica, tornando-se agentes da paz dentro de suas comunidades escolares.
A apresentação do curso foi feita pela coordenadora da Justiça Restaurativa, Liliane Rezende. “A cidade de Santos está dando um importante passo em direção à construção de uma sociedade mais harmoniosa e equânime. Com a reestruturação do núcleo central da Justiça Restaurativa, na Secretaria de Educação, essa política pública ganha ainda mais força. A Justiça Restaurativa busca reparar os danos causados por conflitos e crimes, em vez de apenas punir os responsáveis, e se baseia no diálogo e na escuta ativa”, explicou Liliane, falando, ainda, sobre a parceria com a Universidade Santa Cecília, para a disponibilização do Curso de Pós-graduação em Justiça Restaurativa.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, falou da alegria de participar desse momento de reestruturação da política pública. “Começamos esse trabalho de formiguinha, são dez anos de Justiça Restaurativa na nossa cidade. Agora, voltamos com força total porque acreditamos no bom diálogo, na democracia, no entendimento e na compreensão. Para que a nossa sociedade consiga se reestruturar e que a gente consiga o nosso propósito, que são crianças mais firmes, respaldadas, para que a gente evite as judicializações. Que a gente cuide e fortaleça a prevenção, para que os conflitos não se instalem, esse é o nosso grande objetivo”.
NOVO ESPAÇO
Na ocasião, um novo espaço foi entregue aos colaboradores da secretaria, o Cantinho do Bem-estar, destinado a promover o autocuidado dos profissionais da educação. O evento também contou com uma Pausa Restaurativa, conduzida por Selma Lara. Em seguida, foram apresentados vídeos sobre Justiça Restaurativa e o Dia Municipal da Justiça Restaurativa, produzidos pelo EducaSantosTV. A programação prosseguiu com a assinatura dos membros da Mesa Diretora da Comissão de Gestão do Programa Municipal de Justiça Restaurativa.
Outro momento marcante foi o descerramento da obra de arte "Juntos Pela Paz", uma parceria com a Secretaria de Cultura, com a presença da artista Maria Lúcia da Silva Garcia.
COMENTÁRIOS