Seja bem-vindo
SP - Litoral,05/02/2025

    • A +
    • A -

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Complexo Estivadores completa oito anos com mais de 20 mil partos

    santos.sp.gov.br
    Complexo Estivadores completa oito anos com mais de 20 mil partos

    Referência na assistência à população da Baixada Santista, o Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE) comemorou oito anos de funcionamento nesta segunda (3). Desde 2017, a unidade realizou 20.284 partos, representando 25% dos nascimentos na Cidade apenas em 2024, 268.415 exames e 95.426 atendimentos.

    Mesmo com quase uma década de atuação, o CHE segue como peça-chave na melhoria da saúde pública, chegando a marca de 97% de aprovação de seus pacientes. Entre os vários motivos compartilhados por eles, está sua ampla estrutura. O hospital conta com 151 leitos, distribuídos entre diversas especialidades, incluindo 36 de Alojamento Conjunto, 10 de Unidade Neonatal (6 de UTI, uma de Isolamento e 3 de semi-intensiva), além de cinco salas de parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto), duas salas cirúrgicas obstétricas, 17 leitos de UTI Adulto, 75 de clínica médica e 13 de clínica cirúrgica.

    A cerimônia de comemoração de oito anos foi realizada na própria unidade com a presença de autoridades, representantes da Secretaria de Saúde de Santos e funcionários. O público não conteve a emoção durante a exibição de depoimentos de pacientes que gravaram homenagens em vídeos.

    A música não ficou de fora com a apresentação do coral HumanizaSom, integrado por profissionais do hospital e comandado pelo Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Ishaoc), também responsável pela administração do complexo.

    GRATIDÃO

    Uma das milhares pessoas que afirmam ter a vida transformada pelo CHE é José Neto, de 65 anos, que esteve em tratamento por dois meses para realizar uma hemodiálise, após passagem pela UTI. “Eu não aceitava fazer o procedimento, mesmo sabendo que salvaria a minha vida após muitas complicações. Fugi de outros hospitais e fui relutante. Até que parei nos Estivadores e comecei a ver o tratamento de outra forma”, contou o aposentado, durante o depoimento. João recebeu o encorajamento do enfermeiro Jonathan Ribeiro, hoje considerado um “amigo para a vida” e que, por curiosidade, comemora mais um ano de vida junto ao hospital.

    “Após muitos momentos de teimosia por parte minha, percebi o quanto ele tinha paciência comigo e me ajudou a fazer o tratamento. É um profissional dedicado, que cuidou muito bem de mim em todos os momentos que estive aqui. Em todos os plantões ele se fez presente, assim como todos os outros funcionários. É meu amigão, tenho o maior respeito”.

    A nova mamãe Clarice de Jesus, de 23 anos, compartilhou sua experiência e elogiou o atendimento durante o parto e recuperação. "Quando cheguei, estava um pouco enjoada, mas a médica viu que ele já estava nascendo e me levou direto para a cesárea. Tudo foi muito rápido e as enfermeiras explicaram cada etapa com muito cuidado e acolhimento”. “Após dez dias, estou saindo com o meu bebê e dando nota 10 para o Hospital e para todos os profissionais", concluiu a operadora de loja.

    PARCERIA

    Durante o evento, o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, destacou a importância do CHE para a Cidade e a evolução da gestão pública na saúde. “Este hospital é parte da história de Santos, e sua gestão mostrou que é possível oferecer um serviço de saúde eficiente unindo modelos público e publicizado. Oito anos depois, colhemos frutos dessa parceria, mas precisamos continuar investindo, reforçando a atenção primária e aprimorando os contratos de gestão para fortalecer ainda mais a rede de saúde”.

    A diretora-geral, Francies Regyanne Oliveira, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Santos nos oito anos desde a reabertura do hospital, consolidado como referência em assistência materno-infantil e cirurgias eletivas. Para o futuro, o objetivo é expandir leitos e fortalecer o hospital, contribuindo para o aprimoramento da rede pública de saúde. “Nosso compromisso é melhorar constantemente os serviços para impactar positivamente a vida das pessoas”.

    Menor taxa de mortalidade infantil entre maternidades de Santos

    O CHE possui a menor taxa de mortalidade infantil entre as maternidades de Santos (5 por mil nascidos vivos). Em 2021, aderiu à Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, unindo-se a 50 entidades na luta pela redução da mortalidade materna e neonatal.

    Em 2022, recebeu o selo Hospital Amigo do Idoso, reforçando o compromisso com a população 60+, que representa 20% dos moradores de Santos. Já no ano seguinte, contribuiu para que a Cidade atingisse o menor índice de mortalidade infantil da história (7,8 por mil). Além disso, foi o primeiro hospital público da região a implementar uma UTI Neonatal Neurológica com inteligência artificial para hipotermia terapêutica, atendendo 310 pacientes, com mais de 21 mil horas de monitorização e 3.519 intervenções precoces.

    A unidade tornou-se referência no tratamento da endometriose em 2019 e, após um mutirão, eliminou a fila de espera para cirurgias da especialidade. Ainda com destaque para a saúde da mulher, iniciou os exames de mamografia para reduzir a fila de espera, totalizando 24.768 exames realizados até o momento. No mesmo ano, durante a pandemia de Covid-19, fortaleceu sem compromisso com a população ao ser um dos hospitais de referência na região, realizando 1.224 atendimentos no CHE e mais 1.741 no Hospital de Campanha.

     





    COMENTÁRIOS

    Selecione o Idioma

    Portugues Espanhol Frances English

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.