Mais de 600 toneladas de resíduos removidas de canais de Santos
![Mais de 600 toneladas de resíduos removidas de canais de Santos](https://www.jornalmetropolis.com.br/arquivos/noticias/72057/mais-de-600-toneladas-de-residuos-removidas-de-canais-de-santos.jpeg)
Cerca de 616 toneladas de resíduos removidos dos canais e limpeza de 20 quilômetros de galerias, 19 quilômetros de ramais, 1.915 bocas de lobo, 894 poços de visitas e 423 caixas de decantação de areia dos chuveiros da orla. Esse foi o saldo das ações de limpeza e drenagem em 12 bairros da Cidade em janeiro, de acordo com balanço da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Realizados por equipes da Prodesan e sob fiscalização da Sepref, os serviços percorreram os bairros São Manoel, São Jorge, Alemoa, Piratininga, Rádio Clube, Caruara, Monte Cabrão, Chico de Paula, Saboó, Encruzilhada, Embaré e Ponta da Praia. Foram realizadas intervenções nos canais das vias Nilo Peçanha; Dom Duarte; Eleonor Roosevelt; Campos Sales; José Menino; Tetéu; Santa Catarina; Francisco Ferreira Canto; Francisco Manoel; Jovino de Melo; Hugo Maia; Alberto de Carvalho e Vila dos Criadores.
Além disso, os trabalhos de remoção manual e/ou mecanizada de detritos das galerias e ramais percorreram, neste período, aproximadamente 8 km de extensão linear, distância equivalente a uma viagem por toda orla de Santos. Atualmente as ações de limpeza e drenagem encontram-se no bairro Areia Branca. A Prefeitura estima que esta nova etapa dos serviços seja concluída até a segunda quinzena de fevereiro.
MAIS DETALHES
Os trabalhos de drenagem e desobstrução são divididos em três grupos: galerias, canais e escadas hidráulicas/caixas de sopé. A primeira intervenção consiste na limpeza manual de bocas de lobo, poços de visita e caixas de decantação (chuveirinhos da orla), além da limpeza com hidrojateamento de ramais de ligação e galerias de águas pluviais.
Já a manutenção dos canais consiste na capinação e limpeza manual de talude. Além disso, há o desassoreamento mecanizado realizado por meio de uma escavadeira hidráulica e dois caminhões trucados. A limpeza de escadas hidráulicas (estruturas que ajudam no escoamento da água pluvial nas encostas), por sua vez, contribuem para o adequado deságue nas caixas de sopé.
MANUTENÇÃO
A Prefeitura realiza, de segunda a sábado, a limpeza manual e capinação de talude (trecho inclinado) dos canais, conforme cronograma. Em um período aproximado de três meses todos os canais da Cidade são contemplados com o serviço. Já o desassoreamento mecanizado é, geralmente, feito com base nas vistorias da equipe técnica ou levando em consideração as questões climáticas, como fortes chuvas ou ressacas no mar. Não há cronograma pré-estabelecido para esse tipo de serviço.
DENÚNCIAS
Parte dos materiais encontrados nos canais é proveniente de descarte irregular. A Administração fiscaliza diariamente com equipes técnicas das cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla e Intermediária). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 162, das 8h às 18h, ou presencialmente, das 8h às 17h, no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá, s/nº, Centro Histórico). Há, ainda, a opção de envio via SOM Web. Para flagrantes, o munícipe pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, número disponível 24 horas por dia.
COMENTÁRIOS