Seja bem-vindo
SP - Litoral,05/02/2025

    • A +
    • A -

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Mais de 600 toneladas de resíduos removidas de canais de Santos

    santos.sp.gov.br
    Mais de 600 toneladas de resíduos removidas de canais de Santos

    Cerca de 616 toneladas de resíduos removidos dos canais e limpeza de 20 quilômetros de galerias, 19 quilômetros de ramais, 1.915 bocas de lobo, 894 poços de visitas e 423 caixas de decantação de areia dos chuveiros da orla. Esse foi o saldo das ações de limpeza e drenagem em 12 bairros da Cidade em janeiro, de acordo com balanço da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

    Realizados por equipes da Prodesan e sob fiscalização da Sepref, os serviços percorreram os bairros São Manoel, São Jorge, Alemoa, Piratininga, Rádio Clube, Caruara, Monte Cabrão, Chico de Paula, Saboó, Encruzilhada, Embaré e Ponta da Praia. Foram realizadas intervenções nos canais das vias Nilo Peçanha; Dom Duarte; Eleonor Roosevelt; Campos Sales; José Menino; Tetéu; Santa Catarina; Francisco Ferreira Canto; Francisco Manoel; Jovino de Melo; Hugo Maia; Alberto de Carvalho e Vila dos Criadores.

    Além disso, os trabalhos de remoção manual e/ou mecanizada de detritos das galerias e ramais percorreram, neste período, aproximadamente 8 km de extensão linear, distância equivalente a uma viagem por toda orla de Santos. Atualmente as ações de limpeza e drenagem encontram-se no bairro Areia Branca. A Prefeitura estima que esta nova etapa dos serviços seja concluída até a segunda quinzena de fevereiro.

    MAIS DETALHES

    Os trabalhos de drenagem e desobstrução são divididos em três grupos: galerias, canais e escadas hidráulicas/caixas de sopé. A primeira intervenção consiste na limpeza manual de bocas de lobo, poços de visita e caixas de decantação (chuveirinhos da orla), além da limpeza com hidrojateamento de ramais de ligação e galerias de águas pluviais.

    Já a manutenção dos canais consiste na capinação e limpeza manual de talude. Além disso, há o desassoreamento mecanizado realizado por meio de uma escavadeira hidráulica e dois caminhões trucados. A limpeza de escadas hidráulicas (estruturas que ajudam no escoamento da água pluvial nas encostas), por sua vez, contribuem para o adequado deságue nas caixas de sopé. 

    MANUTENÇÃO

    A Prefeitura realiza, de segunda a sábado, a limpeza manual e capinação de talude (trecho inclinado) dos canais, conforme cronograma. Em um período aproximado de três meses todos os canais da Cidade são contemplados com o serviço. Já o desassoreamento mecanizado é, geralmente, feito com base nas vistorias da equipe técnica ou levando em consideração as questões climáticas, como fortes chuvas ou ressacas no mar. Não há cronograma pré-estabelecido para esse tipo de serviço.

    DENÚNCIAS

    Parte dos materiais encontrados nos canais é proveniente de descarte irregular. A Administração fiscaliza diariamente com equipes técnicas das cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla e Intermediária). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 162, das 8h às 18h, ou presencialmente, das 8h às 17h, no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá, s/nº, Centro Histórico). Há, ainda, a opção de envio via SOM Web. Para flagrantes, o munícipe pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, número disponível 24 horas por dia.

     




    COMENTÁRIOS

    Selecione o Idioma

    Portugues Espanhol Frances English

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.