Ponta da Praia, em Santos, recebe mutirões contra o Aedes na quarta e quinta
A Ponta da Praia receberá nesta quarta (5) e quinta-feira (6) mutirões de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela urbana. O bairro foi dividido em duas partes para a vistoria das equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV), da Secretaria de Saúde de Santos.
O Município contabiliza 50 casos confirmados de dengue este ano. Na quarta-feira, os agentes de combate a endemias vão percorrer o trecho compreendido pela Avenida Rei Pelé, Rua Samuel Augusto Leão de Moura, Avenida Joaquim Montenegro, ruas Olavo de Paula Borges, Adolfo Lutz, Maria Máximo e Enguaguaçu, Praça José Rebouças e Rua San Martin.
Já na quinta-feira, o grupo percorrerá a Avenida Rei Pelé, Rua San Martin, Praça José Rebouças, ruas Aristóteles de Menezes, Enguaguaçu e Olavo de Paula Borges e avenidas Joaquim Montenegro, Afonso Pena e Mário Covas. As equipes retornarão no sábado (8) nos imóveis que estiverem fechados durante a semana.
DRONE
Nesta terça-feira (4), um imóvel com dificuldade de acesso por parte dos agentes foi vistoriado com o uso de um drone. No endereço da Avenida São Francisco, no Paquetá, o equipamento apontou três pontos com acúmulo de água. O responsável pelo imóvel foi notificado pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV). Caso não regularize a situação em cinco dias, receberá um auto de infração no valor de R$ 2.321,89.
SEMANA PASSADA
Na última sexta-feira (31), outro imóvel recebeu fiscalização pelo drone. Um endereço na Avenida Conselheiro Nébias que já havia sido emparedado em outubro de 2020. No ano passado, foi registrada uma chamada sobre possível acúmulo de água. Porém, o sobrevoo do drone acabou não constatando acúmulo de água. A ação do dia 31 resultou em uma notificação para o proprietário do imóvel para tomar providências, em cinco dias. Caso não atenda às exigências da vistoria, pode receber em um auto de infração, na classificação de 'imóvel plurihabitacional e comercial', cuja multa é de R$ 2.321,89.
FOCOS COM LARVAS ELIMINADOS
EM 2025
Mutirões-190
Vistorias em obras- 21
Visitas em pontos estratégico- 20
Total- 231
COMO ELIMINAR O AEDES
Verifique se há água parada em vasos e pratos de plantas
Pias - verificar vazamentos e manter ralo vedado
Ralos no chão - tampá-los com tela, caso não sejam do tipo abre e fecha. Aplicar água sanitária duas vezes por semana
Bandeja externa de geladeira - verificar se há acúmulo de água, limpar e manter seca
Vaso sanitário e caixas de descarga - manter tampados
Calhas e lajes - caso não seja possível verificar se acumulam água, procurar identificar sinais de umidade. Em caso afirmativo, providenciar a resolução do problema
Caixas d'água - verificar a condição das tampas. Solicitar a reposição daquelas ausentes ou quebradas
Fontes ornamentais, bebedouros de animais domésticos, piscinas - verificar a presença de organismos vivos dentro da água. Fazer limpeza regularmente
COMENTÁRIOS