Censo mapeia perfil de desenvolvedores independentes de games da Baixada Santista
![Censo mapeia perfil de desenvolvedores independentes de games da Baixada Santista](https://www.jornalmetropolis.com.br/arquivos/noticias/72784/censo-mapeia-perfil-de-desenvolvedores-independentes-de-games-da-baixada-santista.jpeg)
O coletivo 13-Bit Game lançou, nesta sexta-feira (14), o 1º Censo de Desenvolvedores Indies da Baixada Santista. O objetivo é traçar o perfil dos profissionais de desenvolvimento de jogos da região, seus regimes de trabalho atuais, dificuldades e perspectivas para os próximos anos. A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods/GPM), que organiza, entre outros eventos, o Santos Game Power Up – Encontro de Desenvolvedores.
O formulário do censo pode ser acessado aqui. Os dados solicitados incluem nome, idade, cidade, cor, gênero, contato (e-mail e/ou rede social), grau de escolaridade, nome do estúdio, tempo de experiência e cargo. Um dos idealizadores da iniciativa, Élton César, da 13-Bit Game, explica que “a ideia surgiu com o intuito de levantar, por meio de dados, o perfil dos desenvolvedores de jogos da Baixada Santista e identificar suas necessidades”.
Além da exposição de jogos independentes, o Santos Game Power Up lança, anualmente, uma game jam com desafios relacionados à Agenda 2030 da ONU. Em 2023, o objetivo foi a criação de protótipos de games e conceitos que contribuíssem para a conscientização e o enfrentamento da obesidade infantil, tuberculose e hepatites A, B e C. Já em 2024, a temática foi a acessibilidade. Assim como nos anos anteriores, a proposta do desafio será revelada poucos dias antes do evento, programado para o segundo semestre.
O representante do Depods, Renato Figueiredo, destaca que as informações coletadas pelo censo ajudarão a fomentar um mercado em ampla expansão no Brasil, abrindo novas oportunidades de emprego e aumentando a visibilidade dos desenvolvedores da região. “Com o censo, teremos uma ideia mais clara do que podemos oferecer aos desenvolvedores, seja por meio de eventos ou parcerias, para suprir as necessidades do mercado regional e impulsionar os profissionais”.
COMENTÁRIOS