Seja bem-vindo
SP - Litoral,20/02/2025

    • A +
    • A -

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Prefeitura de Santos e Marinha fazem fiscalização conjunta no mar para prevenir acidentes

    santos.sp.gov.br
    Prefeitura de Santos e Marinha fazem fiscalização conjunta no mar para prevenir acidentes

    A Prefeitura de Santos e a Marinha do Brasil realizaram, neste sábado (15), a primeira fiscalização conjunta e abordagens de embarcações de esporte e recreio no mar da Cidade e de prevenção a acidentes com banhistas.

    A operação contou com cerca de 20 profissionais e três embarcações. Essa fiscalização é parte da terceira etapa do convênio entre as instituições, gerido pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Capitania dos Portos de São Paulo.

    Agora, todos os agentes da GCM têm a oportunidade de atuar na operação no mar, como uma extensão da capacitação na qual estiveram à frente das averiguações. O convênio prevê que a GCM poderá efetuar a fiscalização para coibir a invasão da área reservada para banhistas por barcos e moto aquáticas.

    A circulação de embarcações de esporte e recreio só é permitida após 200 metros da arrebentação, em direção ao fundo do mar. A GCM também poderá fiscalizar a velocidade dos veículos na entrada e saída do mar. O máximo permitido são três nós, o equivalente a 5 quilômetros por hora.

    Pelo acordo, até agora, 23 guardas civis municipais foram habilitados ao curso ETSP (Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público), que possibilita conduzir embarcações, e, também, foram capacitados sobre a legislação incidente no ambiente marítimo.

    APOIO

    De acordo com a secretária de Segurança Pública de Santos, Raquel Gallinati, as áreas de atuação de cada órgão estão bem definidas no convênio, garantindo o apoio estrutural e operacional da GCM às abordagens.

    “Quanto mais pudermos auxiliar, respeitando as prerrogativas inerentes de cada instituição, seja ela integrante da Segurança Pública ou das Forças Armadas, quem ganha é a população”, garantiu.

    A GCM conta com um bote marítimo para patrulhamento. E, a partir desta terceira e última etapa da capacitação, também ficará à disposição para a fiscalização e abordagem de embarcações.

    DETALHES

    O chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos, capitão de fragata Anderson José Lisboa, explicou que a operação prática teve dois momentos. No primeiro, ocorreram as abordagens dos inspetores navais da Capitania sob observação dos agentes da CGM e no segundo, a ação efetiva dos guardas civis municipais nas abordagens, sob acompanhamento da Marinha.

    “A Marinha permanece como a autoridade marítima responsável pelas fiscalizações, mas o convênio permite que a Prefeitura de Santos, por meio da Guarda Civil Municipal, possa contribuir nas operações”.

    Segundo o capitão de fragata, a GCM terá outro papel importante: identificar irregularidades no mar, como abordar condutores sem habilitação e menores de idade, além de casos de embriaguez. Nessas situações, caberá à GCM comunicar por rádio aos oficiais da Autoridade Marítima, para que possam ir ao local da abordagem e proceder às averiguações e sanções previstas.

    PIONEIRISMO

    O oficial da Marinha Brasileira conclamou outras cidades da Baixada Santista e da jurisdição da Capitania, que conta com mais de 150 municípios, a seguir o exemplo de Santos, assumindo este tipo de convênio. O órgão militar está presente em áreas de mar, rios, represas e lagos.

    “Gostaria de fazer um convite aos prefeitos e às outras prefeituras da Região, para que entrem em contato com a Capitania para firmar convênio, assim como Santos. A responsabilidade da fiscalização é da Capitania, mas vocês (prefeitos) vão contribuir com a segurança dos moradores e dos turistas que estão nas suas cidades para usufruir das belezas naturais que elas têm”, recomendou o oficial.

    MASCOTE

    O respeito ao mar e às regras de boa convivência começa cedo. É o que já demonstra o pequeno Felipe, de 4 anos, que acompanhou a saída para o mar dos guardas civis municipais e dos oficiais da Capitania dos Portos, no Cais da Marinha, no Porto de Santos.

    Trajado como um agente de segurança, com destaque para um colete, o menino não escondia a satisfação de estar no ambiente operacional. De mãos dadas com a secretária de Segurança Pública de Santos, e acompanhado pelos pais, o pequeno aproveitou para tirar fotos e conhecer as embarcações, em especial a da GCM.

     

    Fotos: Diego Matos






    COMENTÁRIOS

    Selecione o Idioma

    Portugues Espanhol Frances English

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.