Concluídas melhorias na iluminação do sambódromo para desfiles das escolas de samba santistas

Manutenção dos refletores apagados, revisão dos quadros de alimentação elétrica e ajuste preciso dos ângulos dos projetores. Após dez dias de trabalho, terminou a adequação da iluminação da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Av. Afonso Schmidt s/nº, Castelo) para a realização do Carnaval 2025.
“Essas intervenções nos 326 refletores vão garantir uma iluminação uniforme e nítida em toda a extensão da pista”, frisou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), lembrando que os trabalhos atendem, também, aos padrões exigidos para a transmissão dos desfiles pelas emissoras de TV.
“Ela (iluminação) é de suma importância para que os jurados possam observar com nitidez os detalhes das fantasias, alegorias, alas, componentes da agremiação e dos carros alegóricos”, acrescenta.
SUBSTITUIÇÃO
A melhoria da iluminação pública do sambódromo começou no ano passado, quando a Prefeitura substituiu todos os antigos refletores de vapor metálico por refletores em LED, proporcionando mais eficiência e qualidade. Foram nove dias de trabalho em janeiro, envolvendo tanto a área principal de desfile quanto a fachada. “O sambódromo ganhou dois tipos de refletores LED, de 600 e 200 watts”, afirmou o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos de modernização da iluminação pública em Santos.
Os postes da área do desfile dispõem de 132 refletores LED de 600 watts e 132 refletores LED de 200 watts, que substituíram, respectivamente, refletores de vapor metálico de 2.000 e 400W. Já a fachada do sambódromo conta com 62 unidades LED de 200W, substituindo as lâmpadas de 400W de vapor metálico.
BENEFÍCIOS
A substituição de lâmpadas de vapor metálico para a tecnologia LED proporciona diversas vantagens, prosseguiu Aguina. “Além de oferecer maior luminosidade e melhor visibilidade para os eventos, os novos refletores garantem uma redução aproximada de 65% no consumo de energia elétrica, contribuindo para a sustentabilidade e economia de recursos públicos.” Além disso, frisou o titular da Seinfra, a modernização da iluminação contribui para aumentar a segurança no local.
As melhorias fazem parte de um plano contínuo de modernização da infraestrutura urbana, garantindo espaços públicos mais bem equipados e adequados para grandes eventos.
COMENTÁRIOS