Mais de 400 candidatos são entrevistados no 2º Mutirão do Emprego de Santos

Diogo Caixote
Mais de 400 pessoas foram entrevistadas para vagas de trabalho no 2º Mutirão do Emprego, promovido pela Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego, nesta terça-feira (18), no Resolve Aqui (Rua Amador Bueno, 249).
Compareceram 425 dos 460 interessados que, até segunda-feira (17), conferiram as vagas existentes e retiraram as cartas de encaminhamento para a entrevista. Havia mais de 150 vagas disponíveis, em 17 funções, para serviços gerais (limpeza, portaria, zeladoria e vigilância), logística (motorista, ajudante de motorista, auxiliar de logística e auxiliar de operação), construção civil (ajudante, eletricista, pedreiro e pintor), entre outras opções.
Durante a espera para as entrevistas, o clima era de ansiedade e esperança. O motorista Amaro Caetano da Silva Neto, por exemplo, estava confiante com a possibilidade de voltar a trabalhar, aos 62 anos. Bem humorado, refletiu sobre a dificuldade de reingresso no mercado de trabalho, especialmente para pessoas com idade próxima da aposentadoria. "Estou na fase do ‘nem-nem’: nem empregado e nem aposentado. Portanto, o Mutirão do Emprego ajuda muito a fazer a pesquisa e ir direto para a entrevista. É como se fosse um funil, podendo filtrar quem quer realmente trabalhar, permitindo chegar rapidamente até as empresas".
Para o candidato, que disputava uma vaga de motorista de caminhão pesado com guincho, a experiência acumulada o coloca em condições de disputar a vaga. "Minhas credenciais são o meu próprio currículo, ter feito o curso para dirigir caminhão com munck, que é importante para essa vaga, e permanecer em constante capacitação", avaliou.
Buscando uma oportunidade para atuar como auxiliar administrativa, Ully Noronha comemorou a possibilidade de ter um canal direto com as empresas parceiras da iniciativa "Não participei de outros (mutirões anteriores) porque achava que eram vagas para a construção civil, mas, então, vi no jornal e no instagram, pesquisei sobre a empresa e descobri que havia muitas outras possibilidades, entre elas na área administrativa. Me candidatei porque sou compatível com a vaga".
Já Jonas Brilhante, candidato a uma vaga de operador logístico no setor portuário, elencou que "a comunicação é alma do negócio". "Considero que saber conversar e responder para o selecionador da empresa de forma direta, sem titubear, dá uma certa vantagem. Mas tem que demonstrar capacidade".
PERFIL
Gisele Fleiming, analista de desenvolvimento humano e organizacional do Grupo GPS, especializada em recrutamento e uma das empresas que realizaram as entrevistas, explicou que diversos fatores são levados em conta durante as seleções, mas dois são fundamentais: "vontade de trabalhar e comprometimento". Segundo ela, o perfil exigido varia de acordo com a vaga, podendo ir do básico ao técnico, mas contam muito a proximidade com o local do trabalho, a disponibilidade de horário e a experiência. "A maior parte das nossas empresas exige experiência prévia de seis meses, ter conhecimento na função".
De acordo com Gisele, há também uma série de avaliações sobre o comportamento dos postulantes. "Nervosismo é normal, a gente não leva em conta. Mas a gente tem formas de avaliar o comportamento. Saber se comunicar, demonstrar interesse e a postura dizem muito sobre o candidato", indicou. Ela ainda apontou que capacitações são diferenciais importantes, dependendo da vaga, embora muitas das empresas promovam seus próprios treinamentos.
MAIS MUTIRÕES
O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, informou que haverá mais edições e a expectativa é que mais empresas participem do programa, oferecendo cada vez mais vagas.
Nesta edição, foram seis empresas participantes, entre elas algumas de recrutamento de pessoal, que prestam serviços a dezenas de outras empresas, ampliando a quantidade de oportunidades. "Para nós, é uma satisfação imensa realizar um evento como esse, seguindo a diretriz do governo, de ampliar o acesso ao emprego e à renda para a população. Tivemos uma grande procura, o que reforça a importância dessa iniciativa. Muitas vagas foram preenchidas rapidamente, então é fundamental que os candidatos fiquem atentos e retirem a carta de encaminhamento o quanto antes nos próximos eventos. Nossa meta é organizar uma edição por mês, garantindo que cada vez mais pessoas tenham a chance de conquistar um emprego", admitiu o secretário.
Fotos: Carlos Nogueira
COMENTÁRIOS