Lançamento em Santos discute impacto das big techs e da desinformação na sociedade

O pesquisador Ergon Cugler lança, nesta sexta-feira (21), o livro IA-cracia: Como enfrentar a ditadura das Big Techs, a partir das 18h, no Instituto Histórico e Geográfico de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 689 - Boqueirão). A obra traz uma análise crítica sobre o impacto da desinformação e da inteligência artificial nas políticas públicas e na democracia, propondo alternativas para descentralizar o poder dessas empresas.
O evento, apoiado pela Prefeitura de Santos, foi pensado como um espaço de diálogo e reflexão. “A proposta é estimular e provocar as pessoas sobre o impacto das big techs e a necessidade de agir para um futuro em que as tecnologias, a informação e a comunicação estejam a serviço do bem comum”, explica o autor de 26 anos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente.
De acordo com o pesquisador e um dos idealizadores do programa Jovens Embaixadores do Clima, a ideia de reunir anos de pesquisas em um único volume surgiu após a Organização das Nações Unidas (ONU) classificar a desinformação como o problema do século, ao lado da crise climática. Aliás, um dos capítulos do livro é inteiramente dedicado à relação entre big techs e mudanças climáticas.
A discussão levantada no evento dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 16, que trata da promoção de sociedades pacíficas, justas e transparentes. O chefe do Departamento de Políticas Públicas dos ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, destaca a importância da conscientização das pessoas e da integridade da informação para alcançar as metas da Agenda 2030. “O acesso ao conhecimento não pode ser distorcido por interesses privados. Precisamos de um ambiente que fortaleça o debate público e a cidadania, pois é através das pessoas que vamos conseguir a transformação que buscamos”.
A programação contará com uma roda de conversa mediada por Matheus Café, jovem embaixador do clima e presidente do Centro dos Estudantes de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista. Matheus fará perguntas ao autor e à debatedora convidada, Andressa Luzirão, professora e colaboradora do programa Jovens Embaixadores do Clima, que também abordará o trabalho do Instituto Devir Educom no enfrentamento à desinformação.
Após a roda de conversa, o público terá espaço para opinar e debater os temas abordados, seguido por uma sessão de autógrafos do livro, que custa R$ 59,90. “A ideia é ouvir as pessoas, refletir junto e construir um caminho para um ambiente digital mais democrático e sustentável”, conclui Ergon Cugler.
COMENTÁRIOS