Segunda noite empolga o público na Passarela do Samba. Campeã do carnaval santista será conhecida terça


VEJA COMO FOI A PRIMEIRA NOITE DE DESFILES
Hélida Guerra e Wellington Alexandre
Das lendas e mistérios que permeiam o folclore brasileiro à primeira cidade do País. Passando pelo encanto do cinema e entretenimento da TV, as delícias do mel e ardência da pimenta. O público vibrou com a segunda noite dos desfiles do Carnaval de Santos 2025, entre sábado (22) e domingo (23), com as últimas oito escolas que se apresentaram na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.
Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila vieram pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilaram Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem.
Na noite anterior, já haviam se apresentado Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade Santista. A grande campeã será conhecida na terça-feira (25), a partir das 12h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Quatro julgadores vão avaliar nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, e comissão de frente.
BRASIL
Primeira escola a desfilar pelo Grupo de Acesso neste sábado, a Brasil abriu a noite apresentando o enredo ‘Lendas, mistérios e crenças de um povo Brasil’, explorando as origens do povo brasileiro, com toda sua diversidade cultural e natural, destacando suas lendas, mistérios e crenças.
Com cerca de 800 componentes em nove alas e dois carros alegóricos, a agremiação trouxe para a avenida a essência ancestral do país, ressaltando a grandeza, o amor aos mistérios e a força da fé de um povo. Mostrou os encantos das águas, as lendas, crenças e devoção que emerge dos rios de norte a sul. A composição do samba-enredo é de Junior Bicalho, Renato da P.A, Sandro Simões e Victtor Pimentel.
DRAGÕES DO CASTELO
A Dragões do Castelo veio com o enredo ‘Aláfia - Onan; num clamor de paz, respeito e liberdade’. Com 800 componentes, dez alas e suas alegorias, a escola apresentou, em suas dez alas e duas alegorias, a pedra que simboliza a paz, um dos oráculos de ifá (sistema de oracular originado na Nigéria).
Grito poderoso contra a intolerância religiosa, o desfile foi desenvolvido após a escola descobrir que a palavra que a rege é ‘Aláfia-Onan’ – pedra que simboliza a paz e a liberdade.
PADRE PAULO
'Verde branco e dourado o meu pavilhão sou Padre Paulo para sempre tradição 50 anos de um caso de amor brilha Mocidade com seu esplendor! Foi com o refrão do samba enredo na ponta da língua que os integrantes da Mocidade Independente de Padre Paulo entraram na avenida com muita animação. Com o enredo ‘Glórias do Cinquentenário! Sou Mocidade, para sempre Tradição’, a agremiação trouxe a história dos 50 anos de glórias e alegrias da heptacampeã do carnaval santista, originária do Estuário.
Os 800 componentes, divididos em 11 alas, um carro alegórico e um quadripé, apresentaram os momentos felizes da sua história, contando toda trajetória, onde cada ala, alegoria e detalhe representaram um pedaço da caminhada.
IMPÉRIO DA VILA
Com a releitura de um clássico samba-enredo de 2011, a Império da Vila levou à Passarela do Samba o enredo ‘É melado e é gostoso, a seiva da vida’, que conta a história do mel, seus benefícios e importância para a humanidade.
O samba foi composto por Paulo da Magia, Makumba, Ademarzinho do Cavaco, Makumbinha, Paulinho Chiclete e Toninho 44. A escola contou com mil componentes divididos em 13 alas e duas alegorias.
INDEPENDÊNCIA
Abrindo o desfile do Grupo Especial no sábado, a Mocidade Independência, única representante de Cubatão, entrou na avenida pegando fogo. Com o enredo ‘Malagueta’, trouxe para a Passarela do Samba uma viagem através da história da especiaria, que, além de quente, é conhecida por ser forte, afrodisíaca e ardente, trazendo um ingrediente importantíssimo de proteção, na culinária e para muitos rituais mágicos.
Com 14 alas e três carros alegóricos, os cerca de 1.500 componentes contaram a origem da pimenta malagueta, seu uso em cultos indígenas e africanos, sua disseminação pelo mundo com alto valor de troca e, por fim, seu papel na culinária. O samba-enredo foi composto por: Fernando Negrão, Gustavo Santos, Nikinha, Márcio Arcas, Joãozinho Oliveira e Lúcio Nunes e teve como intérprete Hermes Sobral.
UNIDOS DOS MORROS
A agremiação da ‘cidade alta’ apresentou na Passarela Dráuzio da Cruz o enredo ‘Quem te viu quer “TV” - Cultura, Educação e Samba no Pé!’, uma homenagem à TV Cultura. Unindo educação e diversidade a muito samba no pé, a Unidos dos Morros pontuou algumas das principais referências que marcaram a trajetória da emissora, embalada por 1.800 componentes, 16 alas e três alegorias.
Destaque para atriz Rosi Campos, que reviveu sua personagem icônica, a maga Morgana, no carro-alegórico que celebrava a premiada série infanto-juvenil Castelo Rá Tim Bum.
UNIÃO IMPERIAL
Luzes, câmera, ação!!! Trazendo a magia da sétima arte para a avenida, já na madrugada do domingo, a União Imperial, a Águia do Marapé, veio com o enredo ‘A Verde e Rosa conta: A Magia dos Campeões de Bilheteria’, convidando os foliões a entrarem numa sala de cinema, o ‘Cine União’, e se transportar para o mundo imaginário e encantador da cinematografia.
Enveredado pelo selo de Cidade Criativa na categoria Cinema, conferido pela Unesco à cidade, a agremiação trouxe os clássicos e maiores sucessos de bilheteria nacionais e internacionais. Os 1.400 componentes, caracterizados como personagens de grandes filmes, protagonizaram um verdadeiro ‘set de gravação’ a céu aberto, fazendo o público relembrar os grandes sucessos das telonas. Um dos destaques do desfile foi a madrinha de bateria, Sheila Mello, musa do ‘É o Tchan’.
SANGUE JOVEM
São Vicente foi representada no desfile da Sangue Jovem. Sob o enredo ‘Gohayó à Celula Mater - A raiz de uma nação’, a agremiação celebrou os 500 anos de história da primeira vila do Brasil e sua importância na formação da identidade brasileira.
Com um verdadeiro mergulho na história, desde os tempos em que suas terras eram denominadas de Gohayó e habitadas pelos povos Tupiniquim e Tamoio, até a chegada dos portugueses em 1532, a Sangue fechou os desfiles do Carnaval de Santos 2025 com 1.200 componentes, 14 alas e três alegorias.
ELOGIOS DO PÚBLICO
Moradora de São Vicente, Madeleine Alves acompanha o Carnaval Santista desde pequena. Ela se diz animada por notar a evolução das escolas de samba mais novas, com alas, alegorias, fantasias e baterias cada vez melhores. “Acompanho os desfiles desde os meus dois anos, hoje estou com 39. Acho que as escolas têm feito um bom trabalho de melhoria, principalmente as mais novas”.
Santista da Vila Belmiro, Inês Soares, de 65 anos, se disse encantada pelas agremiações. “Muito bacana. Lindo mesmo. Quando passam as baterias é emocionante demais”.
O carnaval santista contou, ao todo, com 180 profissionais da Prefeitura, entre profissionais da Cultura, Comunicação, Saúde, Segurança e CET-Santos.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Henrique Teixeira, Marcelo Martins e Raimundo Rosa
Galeria de Imagens
























COMENTÁRIOS