Seja bem-vindo
SP - Litoral,23/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Socióloga Susana Bleil retorna ao brasil e convida para bate-papo na Livraria Realejo, nesta quarta, 23

    Ela realizou pesquisa que se tornou o livro: MST: a construção do comum, publicado pela Editora Contracorrente, lançado em 2024 e que dialoga com a importância desse movimento nos momentos atuais. Na Livraria Realejo (Rua Marechal Deo


    Socióloga Susana Bleil retorna ao brasil e convida para bate-papo na Livraria Realejo, nesta quarta, 23 A obra centra o foco na construção coletiva refletida em ações para se antepor a desastres e problemas climáticos

    De volta ao Brasil, a socióloga Susana Bleil retoma debate sobre sua pesquisa, transformada no livro “MST: a construção do comum” pela Editora Contracorrente, em 2024. O estudo mostra a importância do Movimento dos Sem Terra (MST) para enfrentar os desafios atuais da civilização, como a escassez de alimentos. O bate-papo será mediado pela jornalista Cidinha Santos. 

    A obra centra o foco na construção coletiva refletida em ações para se antepor a desastres e problemas climáticos. Bleil, na sua pesquisa, conviveu com assentamentos do MST e pode acompanhar as propostas do movimento para a erradicação da fome, no país, com a produção de alimentos orgânicos.

    A socióloga, além de registrar a história de uma das mais bem-sucedidas experiências coletivas do movimento, analisa a complexidade e os desafios de convivência, produção e resistência na luta pela reforma agrária no Brasil. Com seu trabalho etnográfico, a autora revela, em detalhes, o funcionamento da cooperativa e como são tomadas as decisões políticas e as dificuldades da construção coletiva. 

    O livro é o resultado do mergulho de Bleil, por quatro anos, no assentamento Santa Maria, fundado em 1993, com os sócios da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda. (Copavi), em Paranacity, no noroeste do Paraná. Trata-se de leitura fundamental para todas as pessoas que pretendem compreender melhor a história do MST e os valores coletivos e de resistência que os mantêm há mais de quatro décadas.

    As compras podem ser realizadas pelo site da editora (www.editoracontracorrente.com.br) e nas melhores livrarias e plataformas de venda. E também estará à disposição na Realejo (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 2, Gonzaga, Santos/SP), local do debate com a autora, no dia 23 de abril (quarta-feira), às 18h.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.