Seja bem-vindo
SP - Litoral,24/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Câmara aprova criação de oito varas federais em Santa Catarina

    camara.leg.br
    Câmara aprova criação de oito varas federais em Santa Catarina


    Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

    Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Cobalchini (MDB - SC)

    Cobalchini, relator do projeto


    A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) projeto de lei que cria oito cargos e respectivas varas de juiz federal no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a serem instaladas em Santa Catarina. O texto será enviado ao Senado.


    De autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Projeto de Lei 1/25 contou com parecer favorável do relator, deputado Cobalchini (MDB-SC).


    Segundo a justificativa do STJ, proporcionalmente esse estado possui mais processos que os outros dois do TRF-4 – Rio Grande do Sul e Paraná – tanto em relação à população quanto ao número de juízes atuais.


    Os cargos serão criados pela transformação de nove cargos vagos de juiz federal substituto do tribunal. As sobras orçamentárias poderão ser utilizadas para a criação de funções comissionadas.


    O tribunal também fixará a quantidade de servidores a serem lotados nas varas federais criadas por meio de remanejamento de lotação e de funções.


    Os cargos e as respectivas varas serão distribuídos para:



    • Central Unificada de Execução Fiscal (quatro cargos de juiz federal titular);

    • Central Unificada de Saúde (dois cargos de juiz federal titular); e

    • Central Unificada de Benefícios Previdenciários (dois cargos de juiz federal titular).


    Correção de distorções

    Para o relator, deputado Cobalchini, a proposta é oportuna e necessária para a correção de distorções estruturais na distribuição da Justiça Federal na 4ª Região, referente aos três estados do sul do Brasil. "A criação das oito varas federais representa solução racional, voltada à especialização, à celeridade e à economia processual", disse.


    O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) destacou que as varas a serem criadas serão para as áreas da saúde e da previdência. "Para atender o povo que tem demanda da saúde, que precisa se aposentar e tem de mandar o processo para o Judiciário por conta de controvérsias", informou.


    Porém, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou que o momento é inoportuno para votar projetos do Judiciário. "Já se gasta demais, se gasta mal, em particular o Judiciário", declarou.


    Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.