Exposição sobre desenvolvimento sustentável chega ao Jardim Botânico de Santos

Após encantar e conscientizar o público na Praça Mauá, no Centro Histórico, a exposição itinerante ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’ chegou nesta terça-feira (22) ao Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. A mostra propõe uma jornada de reflexão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e inclui também o 18º ODS, de origem brasileira, voltado à igualdade étnico-racial.
As obras, distribuídas em totens de 1,70m de altura e três faces, unem arte e interatividade. Um dos lados exibe a bandeira do ODS representado, outro apresenta a obra criada por um dos artistas convidados, e o terceiro traz um espelho que questiona diretamente o visitante: "E você, o que está fazendo para o futuro agora?".
A proposta busca envolver o público com os temas da Agenda 2030, um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável, estimulando mudanças de comportamento através da arte e da autorreflexão. Agora, no Jardim Botânico, o público poderá apreciar as criações em meio à natureza, ampliando ainda mais a experiência sensorial e simbólica da iniciativa.
Cada um dos 18 artistas teve liberdade para interpretar os objetivos de forma pessoal e criativa, valorizando a diversidade de estilos, origens e vozes. A curadoria da mostra é assinada por Márcia Okida, que destaca a pluralidade presente nas obras e em seus criadores como ferramenta essencial para a luta por igualdade.
A exposição, que seguirá no Jardim Botânico por duas semanas, até 5 de maio, antes de continuar seu trajeto pelos bairros de Santos, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, Transbrasa, Nunes Projetos Incentivados, Movimento ODS Santos 2030 e Autoridade Portuária de Santos, com apoio do Promicult – Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura.
COMENTÁRIOS