Programação do Mês da Criatividade tem semana com festival, capacitações, rodas de conversa e feiras de artesanato em Santos

A programação do Mês da Criatividade continua movimentando Santos com um verdadeiro mar de ideias, conceitos e conexões. Nos próximos dias, a Cidade recebe uma série de atividades, como rodas de conversa, feiras e um evento de dois dias que promete debater tendências, estimular a imaginação e dar visibilidade a novos e conhecidos talentos.
Na quarta-feira (23), o programa Feito em Santos promove bate-papo entre Cris Atanes — empreendedora do Ateliê Mamães, que desenvolve um trabalho com brinquedos educativos feitos em feltro — e as mães do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), a Clínica-Escola do Autista (Rua Heitor Penteado, 80, Marapé), a partir das 18h. Na sequência, às 19h, mães e filhos participam de uma oficina com jogos educativos. A atividade também integra a agenda do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, campanha promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Já na quinta-feira (24), às 13h30, a Casa do Artesão — localizada no prédio da Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, Centro) — sedia a Capacitação em Práticas Inclusivas. Com mediação de Cristiane Zamari, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Santos, e Mestre Márcio, fundador do projeto Capoeira Escola e coordenador pedagógico das Vilas Criativas, o encontro promove a inclusão por meio da informação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil do Feito em Santos no Instagram.
FEIRAS
No fim de semana, dois pontos de lazer e contemplação recebem feiras de economia criativa. No Novo Quebra-Mar, a Feira Emissário Criativo, no sábado (26) e domingo (27), das 11h às 22h, oferece produtos autorais, gastronomia, música ao vivo, brinquedos para as crianças, adoção de pets e diversas outras atrações.
Já na Ponta da Praia, a Praça do Aquário (Praça Luiz La Scala - Av. Bartholomeu de Gusmão s/nº) recebe o coletivo Villarejo Art, que reúne artistas e artesãos da região, mostras de artes visuais e fotografia, além de variada seleção gastronômica. O evento também ocorre no sábado e domingo, das 11h às 21h. Ambas as iniciativas têm apoio da Prefeitura de Santos e do programa Feito em Santos.
FESTIVAL GOMO
Sábado (26) e domingo (27), o Juicyhub (Av. Ana Costa, 433, 4º andar, Gonzaga) recebe a edição 2025 do Festival GOMO, que tem como proposta explorar os diversos processos criativos por meio de 20 horas de conteúdo, distribuídas em 12 painéis com especialistas. Neste ano, o evento conta com experiências imersivas e nomes como Patrícia Travassos, Paulinho Franqueira (Adobe), Simone Matias, Cíntia Vasques, Caio V. Matos, Erica Dal Bello, Kenji Normose, entre outros.
O GOMO ainda apresenta uma feira com 22 marcas criativas da cidade, em uma curadoria que destaca o talento e o empreendedorismo local. Realizado pelo Juicyhub com apoio da Prefeitura, o festival é gratuito, acessível a pessoas com deficiência e conta com tradução simultânea em LIBRAS. A programação completa e a reserva de ingressos estão disponíveis aqui. Mais informações também no Instagram.
Para encerrar a programação, na quarta-feira (30), às 14h30, a Vila Criativa Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó) abre a exposição fotográfica “Entre Dados e Luzes”.
COMENTÁRIOS