Seja bem-vindo
SP - Litoral,23/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Pavimentação da Rua Joaquim Távora, em Santos, já está sendo preparada

    santos.sp.gov.br
    Pavimentação da Rua Joaquim Távora, em Santos, já está sendo preparada Trabalhos ocorrem entre a Avenida Ana Costa e a Rua São Paulo. Foto: divulgação

    Começou nesta terça-feira (22) a fresagem do primeiro trecho da Rua Joaquim Távora, entre a Avenida Ana Costa e a Rua São Paulo, na penúltima etapa do projeto da Prefeitura de requalificação urbana dessa via, importante ligação entre os bairros Encruzilhada, Vila Belmiro e Marapé.

    A estimativa é iniciar o asfaltamento ainda esta semana, dependendo das condições climáticas. Na sequência, começa a fresagem no trecho entre a Ana Costa e Washington Luiz. As calçadas acessíveis já foram concretadas, faltando apenas os detalhes arquitetônicos em mosaico, arborização e colocação da grama.

    Os veículos estão sendo desviados para a Rua Augusto Paulino entre 7h e 17h, medida alternativa suspensa, entretanto, das 17h às 20h, para facilitar a circulação do trânsito. Os trabalhos serão retomados após esse horário, prosseguindo até 22h. “Os serviços de remoção de todo o asfalto antigo prosseguirão até alcançar a Avenida Pinheiro Machado, para então iniciar a renovação asfáltica mas cinco quadras”, explicou Israel Marques, técnico em agrimensura da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

    TRÂNSITO

    Os veículos terão como opção a Augusto Paulino, entre as 7h e 17h, quando a interdição alcançar a Bernardino de Campos, podendo depois circular pela Joaquim Távora até as 20h. Na sequência, a alternativa para o tráfego será a Princesa Isabel, quando os trabalhos envolverem o trecho entre as avenidas Bernardino de Campos e Pinheiro Machado. Serão mantidos os mesmos horários de interdição e liberação da Joaquim Távora.

    PROJETO

    A requalificação urbana envolve os 725m de extensão da rua, entre as avenidas Pinheiro Machado e Washington Luiz. Envolve troca de grelhas das bocas de lobo, construção de passeios acessíveis, no padrão do programa Calçada para Todos, em 6.480m², dotados de detalhe visual arquitetônico e ecológico, com execução de piso mosaico em 951m² e grama em 322m² nas chamadas ‘faixas de serviço’, que correspondem a um terço de sua largura. O projeto será finalizado com renovação asfáltica.

    “Além disso, a rua também ganhará nova arborização ornamental, com 57 espécimes regionais compatíveis com a largura dos passeios, garantindo a livre movimentação dos pedestres”, comentou Marques.

    AJUSTES

    O projeto de requalificação urbana foi iniciado no começo do segundo semestre do ano passado pela construção das calçadas acessíveis para não interferir com as obras, então em execução, de implementação da fase 2 do VLT. As obras do VLT envolveram desvios, que impactaram na Joaquim Távora. Também foi realizado ajuste no projeto, de forma a ampliar a extensão das calçadas acessíveis junto às esquinas, de forma a garantir mais segurança e conforto aos pedestres e moradores. Esse trabalho começará a ser realizado este mês.

    INVESTIMENTO

    As intervenções na Joaquim Távora estão a cargo da empreiteira Agnus Engenharia, vencedora da concorrência pública, com prazo contratual até maio. O investimento é de R$ 4.613.189,75, dos quais R$ 2.870.210,00 oriundos do governo federal e o restante, do orçamento municipal.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.