Brasil Comex Experience Santos 2025 proporcionou uma imersão na história
Foram quatro dias de atividades reunindo especialistas, autoridades locais, estudantes, profissionais e gestores do Comex.

O comércio exterior em detalhes, misturado às histórias do Porto de Santos, exploração turística, avanços tecnológicos, além da experiência real vivida pelos participantes. O BCES 2025 trouxe mais uma vez para Santos um pacote de oportunidades. O evento teve início na sexta 11/4, passando pelo credenciamento dos participantes no Parque Balneário Hotel. No sábado 12/2, o grupo atracou no centro histórico de Santos, onde trilhou pelo caminho da história, conhecendo a projeção da exportação de café e entendendo como se desenvolveram os negócios Internacionais no porto santista, isso desde os primórdios.
No domingo, 13/4, aconteceu o tão esperado BoatTur pelas margens esquerda e direita do porto. A experiência contou com estudantes, profissionais e gestores do comércio exterior que conheceram a porta de entrada e saída de navios, as características de cada terminal de embarque (líquidos – grãos – passageiros) e todos os projetos de expansão no maior porto do hemisfério sul.
Na segunda, 14/4, a imersão teve sequência com palestra e painel informativo na Associação Comercial de Santos (ACS). Gratuito, o evento abriu as portas para o público embarcar numa tarde de acesso ao conhecimento.
O início da operação do BCES 2025 na ACS contou com a palestra de Ricardo Cappra. Profissional que empreende desde 1998, Cappra é fundador do Instituto de Pesquisa Cappra e atua com projetos de inteligência artificial para grandes empresas do mercado. Ele destacou para o público presente os detalhes da cultura analítica. "Precisamos debater a relação do humano com os dados. O destino da inteligência artificial está sendo moldado no presente por humanos analíticos ", disse.
Cappra ainda ressaltou sobre a importância de mapear a cultura analítica, aperfeiçoar a gestão e desenvolver pessoas analíticas, que de acordo com o palestrante são aquelas que têm a capacidade de analisar informações e dados de forma lógica, sistemática e detalhada.
Realizado pela Lecex Brasil, o evento proporcionou acesso à informação no que tange os novos caminhos via inteligência artificial, além das oportunidades para estudantes e profissionais de mercado. Leonardo Renales, Head of Innovation, alertou para a imersão que direciona os próximos passos do comércio exterior. "O Brasil Comex Experience tem esse propósito de potencializar o segmento através de debates construtivos e gerar conexões entre os players", explicou.
Leonardo acrescenta que o BCES 2025 começou a ser formatado para entregar um conteúdo de qualidade para todas as pessoas que vivem o comércio exterior. "Este ano tivemos mais de 200 inscrições de participantes somando todos os dias do evento, incluindo o dia com a palestra do Cappra e o painel com especialistas. Um verdadeiro sucesso", celebrou.
O cronograma do evento também trouxe o painel de oportunidades e desafios do Comex no Brasil, com atenção especial para as ações de marketing, comunicação e tecnologia. O advogado e especialista em Direito Internacional Dr. Rodrigo Zanethi, realizou a mediação com os paineilistas, que falaram de mercado e novas introduções do comércio exterior. Kauana Pacheco, CEO da COMEXLAND, agência especializada em comunicação para o segmento, abordou o impacto da não comunicação nas empresas de Comex. "O comércio exterior é uma área bem resistente e tradicional. Na pandemia as coisas mudaram, afinal muitas empresas precisaram se adaptar para a comunicação no mundo digital", explicou. Ela concluiu dizendo que a mudança de chave está na informação certa entre emissor e receptor. "Saber comunicar evita transtornos, engajar vendas, trabalhar uma pós venda, gerar um up grade no RH".
O paineilista Leonardo Delfino, Presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, explanou sobre a relação da tecnologia com arquivos históricos da cidade de Santos. "Dentro comércio exterior, a gente trabalha com dados históricos desde os primórdios do Porto de Santos. Nós fazemos estudos junto com a Marinha do Brasil, para cada vez mais trazer detalhes e dados reais da evolução do nosso Porto", salientou.
Gratuito para os estudantes
O Brasil Comex Experience também recebeu a presença de alunos da Faculdade de Tecnologia - FATEC e da Escola Técnica - ETEC. Estudantes da área de Comércio Exterior, que tiveram acesso a um conteúdo específico que envolve as técnicas de negócios e todas as projeções para o futuro do setor. Rodrigo Zanethi, mediador do evento e professor da FATEC falou do entusiasmo dos alunos e do quanto o comércio exterior impacta na economia mundial. "O Comércio Exterior é uma mola da economia mundial. O futuro do setor é promissor e exige profissionais cada vez mais integrados com a tecnologia", afirmou.
O BCES 2025 também contemplou os jovens das escolas técnicas com um passeio gratuito no BoatTur da LECEX.
Presença internacional no BCES 2025
Um dos pontos altos do Brasil Comex Experience foi a presença de Rodrigo dos Santos A. Garcia. Conselheiro Econômico e Comercial no Brasil na Agência de Exportação e Investimento da Valônia, Invista na Valônia, Rodrigo trouxe para o painel toda experiência internacional. De acordo com Rodrigo, diante das atuais taxas impostas pelo Estados Unidos, a forma de fazer negócio internacional irá mudar. "O mundo estará dividido em blocos. Cada um em busca de seus aliados. A movimentação do comércio exterior não se resume apenas em fazer negócios com base econômica de mercado, também se resume a política.", observou.
Imersivo, mais uma vez o Brasil Comex Experience foi fundamental em novas conexões do Comex, além de ser um grande marco para profissionais, empresários e especialistas do comércio exterior, reunindo referências de várias áreas essenciais para o mercado.
Próximo "porto" de atracação: 29a Edição Intermodal South America.
Lecex Brasil
A realização do evento é da Lecex Brasil. O grupo atua na área de comércio exterior, oferecendo agenciamento de carga, VMI, trading, dentre outros serviços estratégicos para o supply- chain mundial. Especialistas em Comércio Exterior há mais de 30 anos, a Lecex oferece um caminho estratégico para o desafiador cenário de mercado, através de serviços. Com valores fundamentados na ética, qualidade dos serviços e na transparência na maneira como fazemos negócios, a principal missão da Lecex é ser a parceira certa e de confiança para quem busca o êxito em negociações internacionais.
COMENTÁRIOS