Sereinhas da Vila visitam alunos de escola municipal no Saboó, em Santos


Mais de 120 alunos da UME Vinte e oito de Fevereiro, no Saboó, tiveram um encontro especial na última terça-feira (22). Eles receberam na escola as jogadoras da equipe feminina sub-20 do Santos Futebol Clube, as ‘Sereinhas da Vila’, e tiveram oportunidade de conversar e bater bola com as atletas.A ação faz parte do programa Campeão na Escola, realizado em uma parceria entre Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria de Esportes (Semes). Essa é a terceira edição neste ano, que já contou com a presença especial da medalhista olímpica de vôlei Virna e com o time profissional das Sereias da Vila.
O tradicional programa já está em atividade há 13 anos na Cidade. “O objetivo é aproximar os atletas da Fupes, que defendem Santos, dos alunos da rede municipal de Educação, com o intuito de incentivar crianças e adolescentes à prática esportiva, como mecanismo de ascensão social e mudança de vida”, explicou a diretora de marketing da Fupes, Danielle Zangrando.
A zagueira do Peixe Emily Vitória Santos Apolinário, 20 anos, levou para as crianças da UME um pouco da sua trajetória como atleta e da decisão de jogar futebol em vez de de seguir como bailarina. “É muito legal que eles saibam que, além do esporte, tem a importância do estudo. Eles normalmente acham que vão jogar bola e que isso vai ser suficiente para terem sucesso. Assim que os meus pais viram que eu dei prioridade aos estudos, eles também abraçaram o esporte junto comigo”, contou a atleta.
Para Emily, a interação com crianças do 5º e 6º anos, com faixa etária de 11 anos, é muito também é muito importante para as jogadoras. “Quando a gente entende que o esporte nos traz disciplina e pode nos transformar numa pessoa muito melhor, vemos como é grande o mundo. Não é porque estamos num esporte de alto rendimento que somos uma máquina. Nos relacionamos com gente todos os dias, precisamos de gestão e humildade para entender o outro, principalmente a gente que joga com onze na equipe. Precisamos estar conectadas e todas estarmos bem para que o nosso trabalho renda e nossa equipe vença. Na vida também é assim!”, completou.
Para o aluno Cristiano Ronaldo Antunes Gregório, de 11 anos, que estuda no 6° D, e já joga no sub-11 do Santos Futebol Clube, a troca de experiências é “muito legal”. “Neste bate papo a gente já fica sabendo por elas um pouco da experiência e de como vai ser mais pra frente. E como eu estou no início da minha carreira, esse encontro me incentiva a continuar. Minhas amigas também ficaram bastante emocionadas com a presença das meninas”, contou o estudante.
A aluna do 6° ano Pietra Mirelly Pereira dos Santos Viana, 11 anos, conta que é a primeira vez que ela fica perto de uma atleta “profissional”. “Eu nunca tinha visto uma jogadora de perto e eu estou achando bem legal. Eu gosto de futebol e estou praticando muito. Ainda não me inscrevi na escolinha, mas treino nas aulas de Educação Física aqui da escola. Depois da conversa de hoje, vou me inscrever e minha mãe me apoia muito!”, explicou Pietra.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
COMENTÁRIOS