Seja bem-vindo
SP - Litoral,25/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Santos dobra capacidade de programa que qualifica pessoas em vulnerabilidade social

    santos.sp.gov.br
    Santos dobra capacidade de programa que qualifica pessoas em vulnerabilidade social

    Delaine Amaral

    Os 97 novos integrantes dos cursos de qualificação profissional do Programa Fênix,  da Prefeitura de Santos, receberam nesta quinta-feira (24) as boas-vindas na histórica Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Agora, estas pessoas em situação de vulnerabilidade social terão novo caminho pela frente com a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho. Com a ampliação, a iniciativa passa a atender 200 pessoas na rede de apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

    Das vagas disponibilizadas, 51 são destinadas a pessoas que estavam em situação de rua e hoje  encontram-se acolhidas nos abrigos da Prefeitura. A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) ficará responsável pela qualificação profissional.  

    Na cerimônia, que reuniu secretários municipais e vereadores, os atendidos receberam, de forma simbólica, certificado com os pontos onde cada um vai atuar. O prefeito Rogério Santos classificou o momento como uma oportunidade única. “Desigualdade social é falta de oportunidade e hoje estamos mostrando o contrário. Nossa missão é dar oportunidade para gerar renda”.  

    HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO

    O programa coleciona boas histórias. Gente que foi estimulada não apenas a aprender um ofício, mas também retomar os estudos. Gabriel Prado Secco, 18 anos, viveu quatro meses nas ruas até ser convencido pela abordagem social a ficar em um abrigo da Prefeitura. Ele é um dos novos integrantes, atualmente mora com um amigo e carrega uma esperança: voltar a estudar, trabalhar e com parte da renda ajudar o amigo que lhe estendeu a mão. 

    Albina Jesus, tem 45 anos, quatro filhos e um sonho: retomar os estudos após parar no primeiro ano do ensino médio e aprender uma profissão capaz de garantir o sustento da família. Assistida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Manoel, atualmente trabalha com serviços gerais, mas quer ir além. “Estou feliz por esta oportunidade”. 

    Marcelo de Amêndola Cespes veio de São Paulo há cinco anos, em busca de oportunidade em Santos, mas se deparou com a falta de emprego. Aos 58 anos, formado em Administração e Marketing, teve que recorrer ao Cras. “Busco agora novos caminhos e me vejo animado”.

    COMO FUNCIONA O PROGRAMA FÊNIX

    O Programa Fênix atende pessoas entre 18 e 65 anos, que são inseridas em atividades e cursos de qualificação profissional por meio de parcerias, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e potencialidades. Os participantes são acompanhados por equipe técnica multidisciplinar, objetivando a garantia de direitos e acesso na perspectiva do mundo do trabalho, assim como na construção de novos projetos de vida. 

    A diretora de Proteção Social Básica, Julianna Laffront, explica que quem participa recebe uma bolsa de um salário mínimo, cesta básica e vale-transporte pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais seis.

    O secretário de Desenvolvimento Social, Elias Júnior, afirmou que o programa foi pensado para ser mais do que uma porta de entrada ao mercado de trabalho. “São 46 homens e 51 mulheres que iniciam conosco uma nova etapa de reconstrução e esperança. É um recomeço para pessoas que enfrentam a vulnerabilidade em sua forma mais dura”.

    O secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, explica que os integrantes atuarão dentro das atividades da pasta, em várias regiões da Cidade, recebendo treinamento e capacitação. Mais de mil empresas terceirizadas estão inscritas na Administração e, segundo o secretário, muitas poderão absorver essa mão de obra qualificada e até  firmar contrato de trabalho. 

     Fotos: Raimundo Rosa, Henrique Teixeira e Arquivo/PMS






    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.